Advogado autônomo? Confira essas dicas para ter sucesso nos negócios

Para ser autônomo em qualquer profissão é necessário disciplina, foco e persistência. Na carreira jurídica, devido ao grande número de profissionais no mercado, é preciso que o advogado autônomo conte com uma boa preparação e atue de forma estratégica, a fim de se destacar e conquistar uma boa carteira de clientes.

Para quem é um advogado recém-formado ou ainda está em busca de mais independência profissional, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a ter mais sucesso nos negócios. Confira!

1 – Construa sua autoridade profissional

Para se destacar no mercado é necessário que você se torne conhecido pela especialidade que detém como advogado. Para tanto, use e abuse da internet e das redes sociais para publicar e divulgar assuntos relacionados à sua área de atuação. Grupos do LinkedIn e Facebook são excelentes canais para difundir conteúdo e chamar a atenção de potenciais parceiros e clientes.

2 – Estude constantemente

A carreira jurídica requer estudo e aprimoramento constante. Diariamente são editadas leis e normas que acabam interferindo nas decisões dos tribunais e também nas orientações a serem dadas aos clientes. Para quem quer se destacar, estudar e manter sempre um excelente know how técnico é essencial.

Na medida do possível, invista sempre em cursos, workshops e especialização sobre sua área de atuação. Mesmo dentro de faculdades é possível participar de grupos de estudos e aulas de mestrado e doutorado, que podem servir para aprimorar seu conteúdo técnico.

3 – Formalize parcerias

Um jeito bastante eficiente de conseguir clientes quando se é autônomo é formalizando parcerias junto a outros profissionais. É muito comum que um único cliente possua diversas demandas envolvendo diferentes ramos do Direito. Nesse sentido, contar com uma rede de profissionais especialistas nas mais diversas áreas pode gerar indicações e, consequentemente, mais negócios para você.

4 – Procure um bom local para o seu escritório

Uma boa infraestrutura e localização do escritório são essenciais para quem atua de forma autônoma. Hoje, já é possível contar com os espaços de coworking especializados, que diminuem os custos com despesas de um escritório tradicional sem perder a característica da boa localização. O advogado autônomo certamente tem muitas vantagens em se valer desse tipo de estrutura, em especial quando ainda não conta com um fluxo de trabalho permanente.

5 – Organize seu dia a dia

O advogado autônomo precisa gerenciar diversas atividades durante o seu dia, por isso, é necessário ser organizado e produtivo. Uma boa dica para o gerenciamento diário é organizar blocos de atividades conforme o período do dia. Assim, separe para a manhã, por exemplo, as atividades que são prioritárias e necessitam ser realizadas naquele dia. Procure sempre executar as tarefas que são mais fáceis ou demandam pouco tempo para serem resolvidas antes. Dessa forma, você já elimina diversos afazeres da sua agenda, deixando-a livre para focar naquilo que pode ser mais trabalhoso ou demorado.

Evite sempre começar o dia pela sua caixa de e-mails. Procure se manter focado nas atividades que precisa cumprir e responda os e-mails apenas nos intervalos entre uma tarefa e outra.

Gostou de saber sobre essas dicas? Conhece outras boas práticas para compartilhar? Deixe um comentário e conte-nos a respeito!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-13T22:06:16+00:00 junho 29th, 2015|Dicas|2 Comentários

2 Comentários

  1. Amaral outubro 26, 2015 at 1:49 pm - Reply

    Interessante essa perspectiva. Bom.

  2. Carlos Camozzi fevereiro 23, 2016 at 4:25 pm - Reply

    O Advogado autônomo, antes seja uma pessoa de bom senso e com respeito a si mesmo, acredite em suas capacidades de inovação dos fatos.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)