Advogados: 5 dicas para melhorar a relação com clientes

Advogados são como uma espécie de amigos certos das horas incertas. Mas em tempos de concorrência acirrada, a relação entre advogado e cliente é algo que deve ser muito bem cuidada, através de um atendimento ideal que transmita segurança e credibilidade para a pessoa que o procurou.

Pensando nisso, o post de hoje lhe traz dicas valiosas sobre como manter seu cliente encantado com seu trabalho por meio de condutas simples que devem ser seguidas. Confira!

Concentre-se em um meio de comunicação

Atualmente, são muitas as formas de contato: telefones, e-mails, redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Mas saiba que como advogados trabalham com prazos e demandas importantíssimas, expandir demais as formas de comunicação pode acabar impactando negativamente na organização de serviços, fazendo com que o atendimento ao cliente seja comprometido. Centralizar a forma de contato através de e-mails, por exemplo, pode tornar o seu atendimento mais eficaz, de maneira que o cliente se sinta melhor atendido, além de permitir que seu trabalho seja direcionado de maneira mais produtiva.

Não descuide do cliente

O bom advogado deve compreender que nem só de conhecimento e responsabilidade com seus prazos sua rotina é feita. Normalmente, os clientes se encontram aflitos em função da necessidade que os levou a procurar um operador do Direito. Dessa forma, sempre esteja em contato com eles, informando-os sobre todas as movimentações que estão sendo feitas em seus processos, lhes posicionando o porquê do status de suas demandas estarem há algum tempo sem alterações, etc. Demonstre que, por mais que tudo não dependa apenas de você, o trabalho designado pelo demandante ou demandado está em boas mãos.

Mantenha uma boa imagem profissional

A relação entre advogado e cliente também é pautada pela credibilidade. Advogados ainda são vistos como pessoas importantes, diferenciadas quanto à sua função social. Portanto, faça o possível para transmitir uma imagem de segurança, seriedade e capacidade. Observe seu modo de falar, de vestir e de se comportar em reuniões com os clientes. Como a maioria das pessoas não compreende a burocracia no andamento dos processos e, consequentemente, não possuem a plena convicção do que tem sido feito para que os seus impasses sejam resolvidos, a imagem profissional é de grande valia na hora de você demonstrar diferenciais.

Seja honesto com o cliente

Muitos advogados cometem um erro terrível, que é procurar falar com o cliente aquilo que ele gostaria de ouvir, em vez de expor a realidade dos fatos. Transmitir opiniões sobre as soluções que estão sendo discutidas, tendo em vista sua própria experiência, e não usar artifícios apenas para deixar o cliente mais tranquilo são atitudes que evitam problemas posteriores, além de transmitir credibilidade, uma vez que informações expostas com propriedade transmitem muito mais segurança.

Seja organizado

Na relação entre advogado e cliente, talvez essa seja a dica mais importante. Os processos têm no cumprimento de prazos o principal problema a ser resolvido e um simples esquecimento pode colocar toda uma demanda a perder. Trabalhe com sistemas informatizados, serviços terceirizados que avisem sobre a expiração de períodos, aplicativos e outras ferramentas, de forma que o cliente jamais seja prejudicado por um erro dessa natureza.

Conhece outras dicas importantes para aprimorar seu contato com os clientes? Comente e compartilhe conosco suas dúvidas e experiências no assunto!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:25:45+00:00 outubro 16th, 2015|Advocacia|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)