Como se dar bem na segunda etapa da prova da OAB?

Bastante temida pela maioria dos candidatos, a segunda fase da OAB é uma prova de caráter prático-profissional que simula uma situação real em que o candidato, como futuro advogado, terá que enfrentar em sua rotina. Assim, a segunda etapa objetiva mensurar a aptidão do bacharel ou estudante dos períodos finais da graduação para atuar na advocacia. Não existe fórmula mágica para ser aprovado no exame da Ordem, portanto, o estudo árduo, contínuo e a preparação emocional são os pilares para passar na segunda etapa da OAB.

Veja a seguir 4 dicas importantíssimas para você tirar de letra esse desafio e ingressar de vez no mundo da advocacia:

Comece pela principal questão da segunda fase da OAB: a peça jurídica

A prova da segunda etapa é composta pela redação de uma peça profissional e cinco questões discursivas com dois ou três subitens. Cada questão aberta vale 2 pontos e a peça jurídica 5 pontos. Para ser aprovado, o candidato deve obter a soma geral de pelo menos 6 pontos em toda a prova. Então, que conclusão pode ser tirada disso? A peça jurídica é a questão mais importante da prova e não pode de forma alguma ser zerada pelo candidato. Por isso, atenção máxima deve ser dedicada a essa parte do exame, pois ela é fundamental para a aprovação.

Sempre comece a prova pela redação da peça! Essa é uma regra de ouro dita por todos os professores de cursinhos e por aqueles que já foram aprovados no exame.

Mantenha seu material de consulta atualizado e organizado

Para a segunda fase da OAB, é permitida a consulta à legislação seca, isto é, sem comentários de autores ou qualquer esquema que vise facilitar o raciocínio jurídico do candidato. Portanto, utilize um código de leis, o chamado vade mecum, atualizado e, à medida que você vai estudando, grife as leis e dispositivos mais importantes para que os tenha à mão na hora da prova.

Não rasure a prova ou insira qualquer informação que possa ensejar a sua identificação

Muitos candidatos são eliminados nos exames por identificação de sua prova. Assim, qualquer sinal ou informação que não esteja contida nas questões ou uma rasura que não esteja nos moldes previstos pelo edital pode levar à eliminação do candidato. Lembre-se: não insira informações que não constem no enunciado da questão, não rasure sua prova sem que seja nos moldes aprovados pelo edital (apenas um risco simples sobre a palavra escrita erroneamente) e nunca assine seu nome ao final na peça jurídica.

Faça provas simuladas e cronometre o tempo gasto

O controle do tempo é fundamental para seu sucesso na segunda fase da OAB e como a prova é bastante extensa, é muito importante que o candidato refaça provas antigas como forma de estudo e cronometre o tempo gasto. Dessa forma, você se acostuma com o ritmo do exame e se organiza para que não extrapole do tempo de 5 horas de prova. Outra dica para gerir bem seu tempo é não fazer rascunho, pois o tempo é curto e a grande maioria dos candidatos não tem tempo hábil para passar as questões a limpo. Então, faça apenas um esboço de suas respostas na forma de tópicos ou esquema bem simplificado.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário no nosso post e compartilhe conosco sua experiência!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:26:17+00:00 outubro 19th, 2015|Carreira|1 Comentário

Um comentário

  1. Unberto Martins janeiro 12, 2017 at 6:52 pm - Reply

    Muito gostei muito do artigo

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)