Qualidade de vida: como advogados podem conciliar o trabalho e o tempo com a família

A rotina de um advogado é, geralmente, muito atribulada: são prazos processuais a serem cumpridos, reunião com clientes, acompanhamento de audiências, elaboração de petições, etc. Diante de tantas tarefas, é comum que esses profissionais se vejam carregados de serviços e não consigam conciliar o trabalho e a vida em família. Entretanto, manter a qualidade de vida é essencial para a saúde e bem-estar físico e mental de qualquer um.

Para te ajudar nessa missão, veja algumas dicas de como conciliar seu precioso tempo entre a vida profissional e familiar:

Estabeleça prioridades

Em algumas situações do dia a dia, é necessário estabelecer prioridades quando mais de uma pessoa ou situação precisa de você. Uma emergência familiar, como doença de algum parente, é um claro exemplo do que é uma prioridade e ela deve ser colocada em primeiro lugar ante os afazeres profissionais. Por outro lado, se você tem uma reunião muito importante com clientes ou com seu chefe, isso deve ficar em primeiro plano, tornando-se dispensável, por exemplo, levar seu filho à escola nesse dia específico ou sair para jantar com seu parceiro.

Não leve trabalho para casa

Trabalhar em casa é uma prática que reduz (e muito) a qualidade de vida do advogado. O tempo em casa precisa ser dedicado ao descanso, à recuperação da mente e do corpo cansados de um dia de trabalho e à confraternização com a família. Portanto, evite ao máximo levar trabalho para casa, pois isso desrespeita um momento muito importante da sua vida, podendo interferir até no seu rendimento profissional no dia seguinte. Além disso, a nossa casa oferece uma infinidade de distrações, como a TV, as crianças ou os bichinhos de estimação, que dificultam a concentração para realização de tarefas.

Aproveite ao máximo seu fim de semana

Assim como o descanso entre as jornadas de trabalho, o fim de semana é um momento de lazer e que deve ser usado para diminuir do estresse e recuperar-se do cansaço acumulado durante a semana. Portanto, curtir esses dias com a família e os amigos é muito importante para recarregar as energias para a semana que se inicia. E não há momento melhor para estar com os seus queridos do que nos finais de semana.

Faça uma lista de objetivos

Todos nós temos objetivos profissionais e familiares. Dessa forma, estabelecer metas nos dois campos e procurar atingi-las gradualmente é uma excelente forma de conciliar o trabalho e o tempo com a família sem perder em qualidade de vida. Estipule alguns objetivos como acompanhamento e elaboração de petições em um número de processos numa semana e realização de atividades de lazer com o parceiro e os filhos num determinado dia, por exemplo.

Administre bem seu tempo

Organizar as tarefas rotineiras e administrar bem seu tempo é fundamental para que você possa cumprir seus afazeres profissionais e ter tempo com a família sem que nenhum dos lados fique prejudicado. Além disso, saber delegar tarefas aos seus pares e dizer não em algumas situações são posturas muito importantes para que seu tempo não seja consumido com afazeres improdutivos ou desnecessários.

Tenha diálogo aberto com seus familiares

Manter um relacionamento franco com seu companheiro e filhos é uma condição essencial para manter sua qualidade de vida e, ao mesmo tempo, conseguir cumprir todas as suas tarefas. Não tenha receio de compartilhar suas inseguranças, de ouvir o que o outro tem a dizer e construir em conjunto soluções para conciliar a família e o trabalho.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe sua experiência conosco e deixe um comentário em nosso post!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:27:44+00:00 outubro 31st, 2015|Qualidade de Vida|1 Comentário

Um comentário

  1. Mendes dezembro 11, 2015 at 9:45 am - Reply

    Olá gostei do artigo, aguardo mais dicas preciosas como esta. Convido você a visualizar meu site.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)