Como prospectar clientes para seu escritório de advocacia?

Tempos de crise, mercado disputado e um rígido código de ética para a publicidade de serviços de advocacia. Um dos grandes desafios, especialmente para quem está começando a carreira no Direito, é como prospectar clientes para seu escritório frente a tantos limites.

Pensando nisso, reunimos neste post 7 dicas vitais para o sucesso. Confira:

1. Invista em mídias digitais

O site do escritório e a página no Facebook são verdadeiros cartões de visita. Essas estratégias têm excelente custo-benefício e, além de transmitirem uma imagem e apresentarem melhor quem faz e o que faz, mantêm as pessoas conectadas. São boas formas de administrar o contato com os clientes e alcançar novos interessados de forma rápida e barata.

Além disso, é o novo boca a boca. Com um bom conteúdo e clientes satisfeitos, sua página será compartilhada e seus serviços ganharão visibilidade organicamente.

2. Especialize-se

As pessoas não buscam um advogado que saiba de tudo um pouco, mas o que mais conhece do problema que elas têm a resolver. Por isso, determine sua área de atuação e invista nela.

Você deve conhecer profundamente o tema que escolheu, pois isso ajudará até mesmo a identificar os clientes potenciais. Assim, entenda a área de atuação deles também e os direitos e deveres que possuem.

3. Publique artigos para prospectar clientes

Publique artigos em revistas jurídicas ou mesmo em jornais de grande circulação que tenham cadernos de opinião. Assim, poderá alcançar tanto outras pessoas da área, na qualidade de expert no assunto, quanto clientes, que muitas vezes nem sabem que convivem com um problema por não conhecerem muito bem seus direitos.

4. Dê palestras

Compartilhar seu conhecimento e se posicionar como referência em um assunto, ajuda a fortalecer seu nome no mercado. Proferir palestras, participar de seminários e até mesmo dar aulas pode ser um ótimo caminho para isso.

5. Faça parte da associação da classe

Além de serem bons lugares para aumentar sua rede de contatos, também são os primeiros a serem procurados por canais de comunicação que precisam de especialistas para falarem sobre o assunto.

6. Faça networking com outros escritórios

Faça escritórios de áreas diversas da sua parceiros. Se um cliente novo procurar o escritório com um problema que não seja de sua especialidade, indique o seu parceiro que certamente o atenderá de forma mais adequada. Essa atitude será muito bem recebida pelo cliente e pelo parceiro.

Para advogados independentes, a parceria pode ser ainda mais benéfica por meio dos escritórios compartilhados.

7. Invista no relacionamento com clientes

Agora que os clientes foram conquistados, o desafio é mantê-los. Conheça seus clientes e os mantenha próximos de seu escritório — seja por meio de visitas mensais ou mesmo um boletim informativo das novidades do Direito para o ramo. Eles também podem ser boas fontes de indicação para novos clientes.

O Código de Ética da OAB tem uma série de restrições, mas com essas dicas é possível prospectar clientes e aumentar a visibilidade do seu escritório sem feri-las.

Você conhece algum outro método eficaz? Deixe seu comentário e conte para nós!

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2017-12-15T15:43:48+00:00 maio 25th, 2016|Prospecção|0 Comentários

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