6 dicas de marketing jurídico para seu escritório

Advogados e outros profissionais da área jurídica têm seu tempo útil praticamente todo ocupado com atividades específicas da própria área de atuação, sem poder dar a devida atenção a outras questões importantes, como estratégias e ações de marketing jurídico.

Aliados a isso, os aspectos restritivos da área jurídica com relação ao marketing e à publicidade tornam essa preocupação ainda mais retumbante no dia a dia do escritório ou das atividades gerais da advocacia. Tendo isso em mente, veja a seguir seis dicas de marketing jurídico para ajudar o seu escritório a desenvolver suas estratégias e se estabelecer no mercado.

1. Conheça o Código de Ética da OAB

Essa orientação não é exatamente uma dica de marketing jurídico, mas é essencial antes de iniciar qualquer planejamento estratégico. O Código de Ética da OAB impõe aos escritórios de advocacia algumas restrições no uso de publicidade, como desenvolvimento e criação da marca, logotipo e cores _ tudo isso deve possuir um aspecto sóbrio.

Contudo, e ao contrário do que muitos pensam, o Código não proíbe ações de marketing jurídico, devendo sempre que prevalecer o bom senso, a fim de evitar a captação ilegal de clientes, principalmente quando se pretende utilizar mídias de massa, como redes sociais e rádio.

2. Construa um posicionamento

O posicionamento de mercado de uma empresa é um escopo do negócio, a descrição de tudo aquilo que ela faz e entrega para a sociedade. No caso dos escritórios de advocacia, o posicionamento pode vir da escolha de uma especialidade: trabalhista, cível, previdenciário, da família, etc. ou do foco no atendimento a um tipo específico de cliente, como empresas, idosos, consumidores, entre outras opções.

O posicionamento é importante, porque fornece as linhas gerais e fundamentais para todas as outras fases da estratégia, por delinear ações e decisões que podem ser tomadas no futuro com maior facilidade e eficácia.

3. Defina objetivos para o marketing jurídico

Aonde você quer chegar com a operação do escritório? Considere aspectos como faturamento, quantidade de clientes, ampliação do negócio e das áreas de atuação, além de outros que você poderá e deverá definir.

Ter objetivos bem determinados ajuda a esquadrinhar as ações estratégicas, além de conferir ao processo eficiência e economia de recursos.

4. Conheça o público

Você já deve ter uma ideia de quem é o seu público-alvo, mas você o conhece de verdade? Sabe quais são as suas principais necessidades, desejos e hábitos?

Com esse tipo de informação em mãos, você pode oferecer um serviço jurídico altamente personalizado, formatado especialmente para aquela pessoa _ e, quem sabe, até cobrar um pouco mais por isso.

5. Cuide das aparências

Mesmo no caso de escritórios de advocacia, verdadeiros redutos de sobriedade, o visual também conta.

Desenvolva uma identidade visual e aplique-a em material gráfico, na internet e na fachada do escritório. Aposte em formas e cores sofisticadas, clássicas e que transmitam sensação de poder.

6. Foque no relacionamento

A prática jurídica requer muito contato, conversa e outros tipos de relacionamento interpessoal, fatores essenciais para conquistar e manter clientes. Crie processos dentro do escritório que facilitem essa dinâmica: esteja sempre disponível, receba bem as pessoas no escritório, e treine todo o seu corpo de funcionários para que prestem o melhor atendimento possível aos clientes.

Desenvolver campanhas e ações estratégicas de marketing jurídico pode ser um desafio e tanto para o seu escritório, mas com essas dicas e orientações todo o processo será facilitado! Para receber mais informações e dicas como essas, assine a nossa newsletter!

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

2017-12-15T16:04:00+00:00 novembro 11th, 2016|Carreira, Marketing|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)