Quais as perspectivas para os advogados em 2017?

Enquanto algumas empresas cortam funcionários, vêem o fluxo do caixa diminuir e até pedem falência, há quem veja o volume de trabalho aumentar. Principalmente devido à crise econômica. Este é o caso dos advogados que atuam em cinco áreas específicas. A previsão salarial faz parte de um estudo feito pela Robert Half, uma consultoria de recrutamento, divulgada no site na Exame.

Recuperação Judicial, Reestruturação de Dívidas e Falência

Essa tem sido a área mais quente e promissora nos escritórios brasileiros. Com a crise, aumentou o número de empresas com problemas, o que acabou se convertendo em trabalho para os advogados.

1.287 pedidos de recuperações judiciais foram requeridos em 2015, 55,4% a mais que no ano anterior. Em 2016, foi recorde: 1863, segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Por meio da renegociação das dívidas e créditos, o advogado que atua nessa área conduz o processo jurídico para ajudar a empresa a sair do endividamento.

Os profissionais de destaque têm perfil conciliador e são bons negociadores. Domínio de inglês e especialização fora do País são diferenciais. Um advogado júnior começa com uma remuneração fixa de 6 mil reais líquidos e um profissional sênior pode ganhar até 25 mil reais, além da remuneração variável.

Compliance

A exigência por mais transparência e cumprimento das normas se traduz em oportunidades para especialistas em Compliance. Carreira relativamente nova no Brasil, a Compliance ganhou destaque com a Operação Lava Jato e a Nova Lei Anticorrupção. O especialista tem como principal função verificar se as leis e regulamentos internos e externos estão sendo cumpridos pelas empresas.

O profissional tem que ter perfil investigativo, discrição, autonomia e retidão de conduta. Mais do que formação técnica, as competências comportamentais têm importância significativa para esse mercado.

A remuneração pode variar entre 7 mil reais (nível de coordenação em empresa de médio porte) a até 30 mil reais (nível de diretoria em empresa grande). A indústria farmacêutica tem grande demanda por profissionais de Compliance.

Consultoria Tributária

Outra área que teve um aumento da demanda motivado pela crise econômica. O contexto econômico está fazendo com que as empresas dêem mais atenção ao planejamento tributário, com o objetivo de economizar grandes quantias.

A previsão de um grande volume de fusões e aquisições e a Lei de Repatriação de Recursos também se convertem em oportunidades para advogados com pós-graduação e experiência em tributação internacional.

Inglês fluente é indispensável. Formação técnica, experiências em consultorias do grupo “Big Four” ou em escritórios de renome também são muito valorizadas. Os salários variam entre 8 mil reais e 21 mil reais.

Contencioso

O advogado contencioso trabalha em disputas e conflitos de interesses cíveis, trabalhistas e tributários. Dentre os segmentos, o de maior evidência é o trabalhista, uma vez que as demissões aumentaram com a crise econômica.

Os salários variam entre 3 mil reais para recém-formados até 14 mil reais para os advogados sêniors de grandes empresas. É ideal que o profissional tenha especialização no segmento em que deseja atuar.

Advogados especializados em fusões e aquisições

A globalização, a desvalorização do Real e a volta da confiança do mercado faz com que as empresas brasileiras se tornem mais atrativas para os investidores, estimulando operações de fusões e aquisições.

O advogado especialista na área atua na intermediação das negociações que envolvem compra e venda de empresas. O profissional deve ser pós-graduado em direito societário ou empresarial. Inglês fluente é indispensável, além de boa formação técnica, e experiência na área.

2017-12-19T20:06:06+00:00 março 22nd, 2017|Advocacia|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)