5 habilidades para alcançar o sucesso profissional na advocacia

Recentemente falamos das estratégias para o advogado driblar a crise financeira.

Buscar estratégias para se diferenciar entre os profissionais é essencial nesse momento. Algumas habilidades são fundamentais para se alcançar o tão sonhado sucesso profissional na advocacia.

Neste post, trazemos as cinco principais características dos advogados bem-sucedidos no mercado.

O advogado deve ter pensamento crítico

Ter um pensamento crítico ajuda a solucionar conflitos e traçar a melhor estratégia para defender os clientes.

Pensar criticamente, entretanto, não é uma habilidade fácil de se desenvolver.

Primeiro de tudo, é preciso não se deixar levar por experiências ou crenças pessoais na hora de analisar um caso. O advogado deve ser curioso e não se satisfazer com respostas prontas, procurando, sempre, entender o contexto da situação.

Uma dica: jogos como Palavras-Cruzadas e Sudoku ajudam a estimular o raciocínio lógico.

Ter o poder da persuasão

O poder de persuasão é a principal habilidade de um advogado, já que o profissional precisa sustentar os seus argumentos para defender os clientes em um julgamento.

Neste sentido, cabe a ele definir a melhor estratégia de defesa e, sobretudo, acreditar nela.

Para construir a defesa, é importante pesquisar na Doutrina e Jurisprudência acórdãos e teorias que sustentem o argumento escolhido. E claro: antever as argumentações contrárias e se preparar para elas.

Oratória

Saber expressar as ideias e falar em público são qualidades imprescindíveis na hora da audiência.

Ainda que muitas pessoas nasçam com o dom da fala, é possível desenvolver essa habilidade com livros, cursos e treinamentos que ensinem as melhores técnicas de oratória.

Saber escrever

Elaborar peças processuais e documentos são atividades corriqueiras na rotina de um advogado. Ter boa redação e conhecer ortografia são, portanto, super importantes.

A habilidade de escrever bem pode ser aprimorada por meio de cursos e leituras, que ensinem as regras gramaticais da Língua Portuguesa, além das técnicas para deixar o texto compreensível.

Ter foco

O profissional que é capaz de focar a sua atenção no trabalho, sem distrações, é muito valorizado no mercado. Geralmente, é muito mais produtivo e apresenta um desempenho melhor.

No Direito não é diferente. Com tantas informações de processos e prazos a serem cumpridos, se o advogado não conseguir se concentrar em suas atividades, dificilmente obterá sucesso na carreira.

É fundamental manter a concentração em todas as atividades, até mesmo naquelas mais rotineiras.

As distrações, como conversas paralelas e acesso às redes sociais devem ser evitadas até o término de determinada atividade.

Depois de finalizá-la, é hora de tirar um tempinho para o lazer, e voltar com a cabeça fresca para o próximo trabalho. Tomar um café, ver um vídeo no Youtube e conversar com outras pessoas ajudam a relaxar.

Você destacaria outra habilidade para os advogados se destacarem na carreira jurídica? Compartilhe conosco!

2017-08-30T10:39:25+00:00 agosto 30th, 2017|Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)