Como o advogado pode prospectar mais clientes e expandir sua carreira?

Para ser bem-sucedido em sua carreira profissional, o advogado precisa expandir seus atendimentos. Seja ele autônomo ou funcionário de um escritório. Isso significa se expor mais, estabelecer redes de relacionamento e, claro, cuidar da qualidade do atendimento ao cliente.

A qualidade do atendimento

O advogado deve cuidar de sua reputação, prestando sempre o melhor atendimento ao seu cliente. Do contrário, fidelizar o público e conquistar novos caminhos fica praticamente impossível.

As pessoas têm o hábito de indicar profissionais para conhecidos. Ao desenvolver um trabalho de qualidade, o profissional acaba aumentando as chances disso acontecer.

É importante ser pontual, além de agir de forma transparente durante todo o processo. O cliente deve ficar ciente de todas as etapas e quais as melhores atitudes a serem tomadas em cada uma delas.

O advogado também deve ter uma agenda organizada e planejar todos os seus atendimentos. Além disso, ele deve ser sempre atencioso e cordial, procurando resolver da melhor forma possível os problemas de quem o contratou.

O networking é essencial para o advogado

Criar uma rede de relacionamento com outros profissionais é fundamental para buscar novas oportunidades no meio jurídico.

O advogado pode trocar clientes e informações relevantes, influência e aprendizagem profissional,  além de estabelecer parcerias em novos negócios. O blog do Informador Fácil já trouxe dicas para o advogado melhorar seu networking.

Resumidamente, para estabelecer novas conexões, é preciso participar de palestras, eventos, congressos e associações profissionais, sobretudo, que sejam da mesma área atuação. Assim, fica muito mais fácil criar contatos com pessoas que tenham o mesmo interesse.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa

Em um mundo cada vez mais conectado, o marketing digital pode ser usado tanto para o advogado se divulgar quanto para expandir o conhecimento sobre sua atuação profissional.

O profissional pode criar um site ou um blog, onde escreva artigos sobre questões relevantes do Direito e responda às dúvidas do público.

Um dado importante: aproximadamente 30% da população brasileira faz pesquisa na Internet antes de consultar ou comprar algum produto ou serviço.

É preciso, entretanto, que todas as ações de marketing sigam o Código de Ética estabelecido pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB). É ele que determina o que deve ou pode ser feito para se divulgar. É proibido, por exemplo, utilizar palavras muito comerciais ou fazer promessas em relação ao atendimento.

Levar conteúdo interessante ao público é uma forma de prestar um serviço, além do profissional se posicionar como um especialista da área.

Software jurídico para gestão de processos e agenda

O foco de todo advogado, enquanto profissional jurídico, deve ser encontrar a melhor forma de resolver o problema de seu cliente.

Perder tempo com atividades operacionais e repetitivas, como ficar se lembrando de compromissos ou procurando documentos e processos, é inaceitável.

Nesse sentido, um software jurídico garante mais agilidade e a integridade de todas as informações importantes. O Informador Fácil é um deles. Também já sugerimos ótimos aplicativos para o advogado organizar sua rotina de trabalho.

Crie uma estratégia financeira

O advogado pode viabilizar sua vida financeira de duas formas.

  • Contratos atrelados a pagamentos mensais: Uma sugestão é combinar com os clientes, além dos honorários e percentuais pós decisão, pequenos pagamentos mensais. Ao não depender do prováveis pagamentos, o advogado consegue estabilizar suas finanças e planejar o crescimento sustentável de seu negócio.
  • Utilize softwares de gestão financeira: O advogado precisa ser remunerado por cada hora de trabalho realizada. Conforme já dissemos, entretanto, o foco deve ser atender os clientes. O ideal é utilizar uma ferramenta de gestão financeira que integre agenda e atividades diárias com um módulo financeiro que garanta que cada uma das tarefas seja devidamente cobrada e remunerada.
By | 2017-09-22T19:30:10+00:00 setembro 22nd, 2017|Prospecção|0 Comments

Leave A Comment