Como o advogado pode se destacar entre os concorrentes?

A proximidade de um novo ano é o momento perfeito para fazer planos, sobretudo, aqueles que envolvem a vida profissional. É hora de criar um planejamento para fortalecer ainda mais a carreira. Pensando nisso, hoje vamos compartilhar algumas dicas para você, advogado, se destacar entre seus concorrentes, e se tornar ainda mais bem-sucedido em 2018.

O mercado de Direito é competitivo

É de conhecimento geral que o meio jurídico tem um excesso de profissionais recém-formados. A obtenção do título da OAB não é garantia de uma segurança no futuro. Para conquistar os melhores cargos é preciso se destacar. Mas como fazê-lo em um mercado caracterizado pela alta competitividade?

Felizmente, existem alguns caminhos e estratégias para se especializar, relacionar, adquirir mais conhecimento e, assim, alcançar uma posição confortável em meio a tantos concorrentes.

Networking

Crie uma ampla rede de contatos no universo do Direito. Outros profissionais que conhecem o seu desempenho e qualidade serão seus promotores na hora em que algum escritório ou cliente em potencial precisarem de atendimento. Lembre-se: ser indicado por alguém é o caminho mais favorável para alcançar aquele seu tão sonhado cargo.

Dicas para um bom networking: participe de associações da área que debatam temas do seu interesse, marque presença em eventos do meio jurídico, esteja ativo nas redes sociais, principalmente no LinkedIN e faça trabalho voluntário na área. Para essa última estratégia, vale oferecer palestras e projetos de auxílio à comunidade.

Cuide de sua reputação

Nada adianta criar uma rede de contatos se você não cuida da qualidade de seus serviços e atendimento. Construir uma boa imagem é fundamental para quem está em início de carreira. Seja atencioso com seu cliente, agindo sempre com ética e moderação.

Lembre-se: a avaliação do advogado está na reputação construída tanto no meio jurídico quanto na vida pessoal. E sim: muito mais do que qualquer outra profissão.

Saber se comunicar é fundamental

Leia muito, improvise no espelho, faça cursos e treinamentos para desenvolver a sua capacidade de comunicação. Falar e escrever com clareza, objetividade e educação é fundamental no Direito. Imprecisão com a língua portuguesa também pode ser fatal na carreira que você almeja construir. Fale com perfeição, fluidez e coerência.

Tenha um plano de carreira

Identifique onde quer chegar e trilhe seu caminho para alcançá-lo por meio de um bom planejamento. Liste suas obrigações e prioridades, e tenha foco para colocar cada uma delas em prática. Com tudo organizado, vai ficar muito mais fácil perceber o que deve ser melhorado ou modificado, tornando mais fácil a conquista do seu sonho profissional.

Seja inovador

Embora o mundo jurídico seja, em geral, conservador e tradicional, destaca-se também quem é ousado. Fazer de forma diferente atrairá olhares e admiração para você.

Foi saindo da zona de conforto que um grande escritório de São Paulo criou a BNZ for Startups, uma estratégia para atender empresas inovadoras ainda em início de carreira. A gente falou sobre isso aqui. Fuja dos dogmas quando tiver convicção e inove nas soluções. É fundamental também se manter sempre atualizado e fazer uma análise periódica do seu desempenho.

Esteja sempre motivado

A motivação é o que nos move a querer sempre fazer melhor. Tente se manter motivado, sem precisar de algum incentivo externo, como um elogio do gestor. Bons líderes se guiam sozinhos e não realizam apenas aquilo que lhes é pedido.

Quais são suas metas profissionais dentro do universo jurídico para 2018? Compartilhe conosco e conte com o Informador Fácil para facilitar seu dia-a-dia no ano que vem.

2017-12-13T03:44:21+00:00 dezembro 20th, 2017|Uncategorized|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)