Como abrir um escritório de Advocacia?

Abrir um escritório de Advocacia é um dos seus planos para 2018? Ser dono do próprio negócio é um dos maiores sonhos de vários advogados, sobretudo, em tempos de Terceirização e Reforma Trabalhista.

Apesar da autonomia, administrar um escritório não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, listamos algumas dicas para guiá-lo nessa nova jornada da sua vida profissional no Direito.

Primeiro de tudo: o plano de negócio!

O planejamento deve ser bem estruturado. Nele, devem conter as metas que pretende alcançar com seu escritório a curto, médio e longo prazo.

Liste também toda a infraestrutura para o negócio funcionar: localização, número de funcionários, clientes que pretende atender e quais serão as diretrizes organizacionais. Um bom consultor da área pode ajudá-lo nessa.

O planejamento financeiro do seu escritório de Advocacia

Fazer empréstimos e financiamentos é uma alternativa interessante para quem não conta com dinheiro suficiente para aplicar no novo negócio. É fundamental, entretanto, projetar os ganhos de forma a garantir o pagamento de todas as dívidas.

Especialize-se em uma área do Direito

Defina qual será o foco de atuação do seu escritório. Para isso, é necessário decidir uma das várias áreas do Direito que mais você tenha afinidade. Depois, é fazer de tudo para se tornar a principal referência no assunto. Faça especializações e participe frequentemente de eventos, cursos e workshops do segmento. Como especialista, você terá todo o know-how para resolver os casos dos seus clientes. Está em dúvida sobre qual área focar? Aqui no blog do Informador Fácil já contamos quais os ramos do Direito mais promissores no Brasil.

Contrate um contador

Você não precisa conhecer tudo da área contábil e de tributação. Felizmente, existem os escritórios de contabilidade. Um bom contador vai orientá-lo para abrir seu escritório, ter um CNPJ e encontrar o regime tributário mais adequado de acordo com seus ganho mensais.

Cadastre seu escritório na OAB

O seu escritório precisa ser credenciado à Ordem dos Advogados do Brasil para poder funcionar. Consulte o órgão do seu estado e se informe da regulamentação, que varia de um local para outro.

Conte com o Informador Fácil

A tecnologia é fundamental para a gestão do seu escritório. O Informador Fácil, por exemplo, fornece com a agilidade que você precisa os recortes de publicações dos Diários Eletrônicos da Justiça. Você escolhe quando e qual conteúdo quer receber. E mais: pode acessá-lo de qualquer lugar. Assim, fica muito mais fácil na hora de acompanhar os processos.

Torcemos muito para que seus sonhos se realizem neste novo ano. Conte sempre conosco!

2018-01-02T16:03:35+00:00 janeiro 3rd, 2018|Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)