8 ferramentas que podem facilitar a vida dos advogados

Quem trabalha no meio da advocacia normalmente acha que apenas os livros e processos oferecem a solução para os problemas do dia a dia, mas, na verdade, existem diversos aplicativos e ferramentas para facilitar a vida dos advogados, que podem te ajudar (e muito) nas diligências externas, organização de prazos e gerenciamento de equipes. Você conhece algumas dessas ferramentas? Confira nossa lista e adote alguns desses recursos para otimizar sua rotina!

Use o armazenamento em nuvem para salvar suas peças jurídicas

Quando pensamos em ferramentas de backup e armazenamento de arquivos em nuvem, existem várias ferramentas à sua disposição no mercado. A maioria delas é gratuita e você só tem que pagar se quiser espaço extra de armazenamento. Esse é o caso do Dropbox, do One Drive e do Google Drive. Conhece alguns deles?

O Dropbox conta com mecanismos de backup automático de arquivos e permite que você acesse facilmente qualquer documento, de qualquer computador ou dispositivo móvel. Basta ter acesso à internet e baixar o aplicativo — e até mesmo por meio do site é possível visualizar seus documentos. Assim, você não perde peças jurídicas, fotos de documentos tiradas nos cartórios e grandes arquivos de PDF de processos.

O Google Drive funciona quase da mesma forma, tendo a vantagem adicional de ser automaticamente sincronizado com ótimas ferramentas de edição de texto e planilhas online (como o Google Docs e Google Spreadsheet, respectivamente). A versão da Microsoft para esses arquivos é o One Drive, com armazenamento gratuito de 15GB. O Dropbox, em sua versão gratuita, tem o limite de 16GB, enquanto o Google Drive oferece 15 GB de espaço gratuitamente. Vale a pena conferir!

Asana é uma das melhores ferramentas para advogados hoje em dia

Principalmente para advogados que gerenciam equipes grandes com atuação em diversos processos e clientes, essa é uma boa opção para controlar tarefas, delegar diligências e estabelecer prazos de execução. O Asana pode ser acessado por meio do site ou aplicativo e é bastante intuitivo. Os usuários podem ficar a par do que cada participante da equipe está fazendo (redação de peças, protocolos, defesas orais, reuniões, etc.), enviar mensagens e notificações.

Conte com o Trello para gerenciar sua equipe

O Trello segue os mesmos moldes do Asana, com uma interface um pouco mais funcional, priorização de atividades por cores e integração com outras ferramentas (fotografia de protocolos e envio de arquivos no formato PDF, por exemplo). É também uma boa forma de coordenar atividades entre sua equipe, sejam eles estagiários, advogados, ou até mesmo servidores administrativos. Projetos diferentes podem ser organizados em abas distintas e cada participante é inserido individualmente nos projetos em que atua.

Você já conhece o Evernote?

Se você ainda não usou o Evernote em seu dia a dia, precisa conhecê-lo! Além de ser um bom editor de textos (ideal para tomar nota em reuniões e audiências), o Evernote também armazena seus arquivos na nuvem (assim como o Dropbox). A vantagem está nas ferramentas acessórias desse programa, que permite gravações de áudio, compartilhamento de notas e uma organização mais funcional de seus arquivos de acordo com clientes, casos e processos.

Use o GoodReader no dia a dia do escritório

Como você normalmente lê os documentos e arquivos em seu escritório? Entra em cada um dos programas no computador dependendo do formato do arquivo? Que tal um programa que reúne várias funcionalidades em um mesmo lugar? Essa é a proposta do GoodReader, que auxilia na leitura de documentos das mais diversas origens e formatos, sincronizando automaticamente com outros programas de armazenamento, como Dropbox, Google Docs, e similares. Esses arquivos podem ser acessados até mesmo off-line, em uma audiência, por exemplo, por meio de um tablet.

Aproveite os benefícios de uma assinatura do Office 365

O Office 365 é um pacote de programas oferecido pela Microsoft com o objetivo de aprimorar os serviços já lançados na versão anterior do Office, de 2013. Escritórios de advocacia podem se beneficiar muito da assinatura desses serviços, já que essa versão permite maior customização de menus e painéis de acesso, proteção avançada contra hackers e invasões de arquivos pessoais, aprimoramento da interface com sistemas operacionais iOS e 100GB adicionais para armazenamento no One Drive.

O que achou dessas ferramentas para facilitar a vida dos advogados? Você já usa alguma delas em seu escritório? Compartilhe com a gente sua experiência utilizando esses programas e aplicativos!

Manual Completo dos Processos Eletrônicos

2017-12-14T16:09:50+00:00 agosto 14th, 2015|Advocacia, Informática|0 Comentários

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