7 dicas de gestão do tempo para advogados

Se você já trabalha no mundo do Direito, sabe que tempo é dinheiro na vida de um advogado. Por maior que seja sua equipe, por mais estagiários com os quais você possa contar, há sempre menos tempo do que você gostaria para revisar cada processo, elaborar cada peça jurídica e parecer, bem como cuidar pessoalmente dos casos de seus clientes.

Como lidar melhor com essa gestão do tempo para advogado? O que pode ser feito para otimizar seu tempo? Confira nossas dicas:

Faça listas diárias de tarefas pendentes

Uma boa dica para começar o dia com o pé direito e cheio de produtividade é fazer uma lista de tarefas pendentes. Sejam elas diligências, elaboração de peças e pareceres, audiências e até mesmo reuniões internas, anote tudo e vá registrando cada atividade realizada. Essas tarefas servem não apenas como metas a serem atingidas ao longo do dia, como também uma forma de organizar suas prioridades e atividades pendentes.

Marque o tempo gasto em cada tarefa

Já se perguntou quanto tempo você leva para redigir uma petição inicial? E para fazer as contrarrazões de um processo? Ter esses períodos de tempo necessários para cada atividade da advocacia é um bom indicador para sua produtividade ao longo do dia.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Nada de conciliar reuniões, telefonemas e elaboração de peças jurídicas ao mesmo tempo! Além de diminuir a qualidade de seu trabalho, esse tipo de atitude aumenta o tempo de realização de cada tarefa. Concentre-se em uma ou duas (no máximo) a cada vez.

Utilize a tecnologia na gestão do tempo para advogados

Hoje em dia, não há nada mais adequado do que o advogado aproveitar todas as ferramentas tecnológicas que o mercado tem a oferecer. Sejam elas programas para escanear automaticamente processos e gerar arquivos PDF (Cam Scanner), ou aplicativos para guardar cartões de visita e manter todos os seus contatos em um só lugar (Cam Card), procure ficar por dentro dessas ferramentas em seu dia a dia — descubra outros 6 aplicativos para advogados!

Organize-se

Não seja um daqueles advogados que esquece reuniões e perde prazos de clientes simplesmente por falta de organização. Esse tipo de atitude pode ser extremamente prejudicial para sua carreira! Organize seus prazos, diligências e compromissos diários em uma agenda.

Aprenda a delegar tarefas e estabelecer prazos de entrega

Procure usar o apoio de estagiários e outros advogados para facilitar sua vida. Por mais que seja importante supervisionar todas as suas atividades, é necessário também saber delegar para desafogar sua rotina.

Separe tempo de trabalho e tempo de lazer

Para aumentar sua produtividade e a qualidade de sua concentração no horário de trabalho, é imprescindível que você separe bem os momentos de trabalho e de lazer em sua vida. Não leve trabalho para a casa e aprenda a não trazer os problemas familiares para o ambiente profissional. Essa separação otimiza muito seu tempo!

Veja nossas dicas para conciliar a vida pessoal e a vida profissional

Como você pôde perceber, lidar com a gestão do tempo para advogados não é exatamente uma tarefa fácil. É preciso muita disciplina e, além disso, seguir nossas recomendações. Tem outros conselhos para nossos leitores? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

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2017-12-14T19:18:39+00:00 dezembro 14th, 2015|Advocacia, Escritório|0 Comentários

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