4 dicas para um bom controle de documentos no escritório de advocacia

Para a boa produtividade de qualquer empresa, organização é um grande diferencial. E para os advogados, que lidam com documentos importantes diariamente, é indispensável o controle e a organização documental do ambiente de trabalho. Pensando nisso, separamos neste artigo, 4 dicas para um bom controle de documentos no escritório de advocacia. Acompanhe!

Separe um local específico para controle de documentos

Os documentos físicos ocupam espaço e precisam de um local próprio para o seu arquivamento. O ideal é selecionar um lugar específico para esses documentos serem arquivados, separado dos demais ambientes do escritório.

Para escritórios menores, o local de arquivo pode ser um armário ou um móvel com gavetas próprias para o armazenamento de documentos, tendo em vista que o volume de papéis e processos também costuma ser menor.

Vale lembrar que, para as gavetas ou portas do armário de arquivo, é essencial o uso de trancas ou cadeados.

Por outro lado, para escritórios de porte maior, que consequentemente arquivam mais quantidade de documentos, será necessária a montagem de uma sala de arquivo, com acesso restrito ao funcionário designado para gestão desse setor.

Além de liberar espaço nas demais salas dos funcionários do escritório, a sala ou o espaço de arquivamento são importantes para centralizar todas as suas informações documentais que poderão ser encontradas, sempre que pesquisadas, em um só lugar.

Contrate um funcionário para gerir o arquivo

Em escritórios maiores, com alto volume de processos e carga de trabalho, é inviável que os funcionários dediquem uma parte de suas rotinas para o arquivamento de seus documentos.

Por isso, para um arquivamento e controle documental mais eficiente e de maior qualidade, o indicado é a contratação de um profissional exclusivo para essa função, ou a contratação desse serviço por meio de empresas especializadas. Ou ainda, dependendo do volume de documentos, a delegação dessa atividade a um dos funcionários que já trabalha noescritório.

Com uma pessoa ou empresa dedicada a essa função, os extravios serão evitados e a busca pela documentação será executada com maior rapidez.

Estabeleça um padrão de arquivamento

Há uma série de critérios que podem ser utilizados para a organização documental dentro de um escritório, tais como: data, tema, comarca, cliente, dentre outros. É preciso que um destes critérios seja eleito a fim de otimizar a busca por documentos.

Outra ideia é separar a documentação, dentro do critério de classificação escolhido, por pastas ou gavetas que identificam o tipo de documento arquivado. Poderão ser criadas, por exemplo, pastas para o processo em inteiro teor, para contrato firmado com o cliente, para notas fiscais dos pagamentos realizados, etc.

Nessa organização por tipo de documento, é interessante criar um padrão para identificação de cada uma das pastas ou gavetas dentro do arquivo, como códigos de números e letras, códigos de barra, cores ou abreviações.

Mantenha cópias digitais dos documentos

Ainda que o arquivamento físico seja primordial para o bom funcionamento e a produtividade do escritório, a internet e os computadores podem e devem ser usados a favor da organização documental.

Por meio dos sites de armazenamento virtual (cloud computing), como o Google Drive, é possível criar pastas para salvar todos os documentos digitalizados do arquivo, organizados conforme critério estabelecido pelo escritório.

A nuvem (cloud computing) funciona, então, como um backup dos documentos e facilita a busca e o acesso ao seu conteúdo. Muitas vezes, nem é necessário desarquivar o documento, basta a simples leitura da cópia digitalizada.

Apesar de o armazenamento virtual ser muito usado, para manter o arquivamento em dia é necessário também que sejam salvas cópias digitais da documentação no servidor do escritório, ou em um dispositivo externo de armazenagem, como um HD externo, por exemplo. Tudo, é claro, organizado em pastas que seguem o critério adotado pelo escritório.

Por fim, outra forma virtual muito utilizada pelos escritórios é o uso de um software para controle e arquivamento de documentos e pastas.

Gostou das nossas dicas sobre a organização e controle de documentos no escritório de advocacia? Tem outras sugestões ou já aplicou essas alternativas no seu ambiente de trabalho? Compartilhe conosco as suas experiências e deixe o seu feedback nos comentários!

 

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

4 dicas para um bom controle de documentos no escritório de advocacia
5 (100%) 1 voto(s)

2018-11-26T20:21:46+00:00 setembro 26th, 2016|Dicas, Escritório|3 Comentários

3 Comentários

  1. genivaldo janeiro 30, 2018 at 11:49 pm - Reply

    gostaria de sabe qual pagina do processo ficam os valores pago ou nao pago

  2. Evanilson Silveira Nunes setembro 10, 2018 at 11:45 pm - Reply

    Chegou uma carta de processo e não sei do que se trata!!

    • Igo Gomes setembro 11, 2018 at 5:11 pm - Reply

      Olá, Evanilson! Tudo bem?

      O Informador Fácil oferece serviços para advogados, escritórios de advocacia e empresas que desejam acompanhar processos e publicações nos Diários Oficiais da Justiça. Não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica.

      Aconselhamos a verificação com auxílio de um(a) advogado(a) de sua confiança. Agradecemos pelo seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Informador Fácil.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)