Gestão de tempo para advogados: como se organizar para não perder prazos

A vida dos advogados costuma ser uma loucura: dividir o tempo entre audiências e reuniões, elaborar processos, cumprir prazos, organizar o escritório e ainda ter tempo para a vida pessoal é uma tarefa bastante árdua.

Por isso, para não perder nenhum prazo ou compromisso, vamos te ajudar com algumas dicas de gestão de tempo para advogados. Continue a leitura!

Organize o escritório

É muito mais fácil gerir o tempo quando o próprio ambiente de trabalho está organizado. Evite acumular papéis e outros materiais em cima da mesa: mantenha pastas e arquivos para organizar tudo, guardando documentos que não estão sendo utilizados.

Usar painéis na parede para afixar tarefas urgentes e compromissos também é uma ótima ideia para evitar o acúmulo de papeis. Deixar o ambiente de trabalho o mais limpo possível é um grande passo para acabar com a sensação de desordem e de inúmeras pendências.

Planeje seus afazeres

Ao final de cada dia, planeje como será o seguinte. Faça uma lista de todas as suas prioridades e separe as tarefas entre fáceis e difíceis — mas só inicie novas tarefas depois de finalizar as pendências do dia anterior!

Da mesma forma, faça também um planejamento semanal. Imprevistos podem ocorrer, mas a definição de metas é essencial para evitar que, ao final do mês, as questões não resolvidas se transformem em uma bola de neve.

Utilize o tempo de forma estratégica

Se você tem a sensação de que o seu tempo nunca é suficiente e que o dia deveria ter mais horas, alguma coisa está errada! O tempo é um bem precioso nos dias de hoje e, portanto, deve ser dividido de forma estratégica.

Primeiramente, evite distrações desnecessárias, como passar o dia todo em redes sociais ou mandando mensagens sobre assuntos alheios ao seu trabalho: esse tipo de hábito é extremamente prejudicial para a sua produtividade diária. Em segundo lugar, determine o tempo necessário para a conclusão de cada tarefa, estabeleça prazos finais e evite ao máximo prorrogá-los.

É muito importante também reservar um pouco do seu tempo para pequenos intervalos de descanso durante o dia. Afinal, com estresse e cabeça cheia, fica quase impossível completar uma tarefa e dar o seu melhor.

Delegue tarefas

Distribuir afazeres entre os colaboradores do escritório é a melhor maneira de ter tempo disponível para executar tarefas que só podem ser realizadas por você. É humanamente inviável centralizar todas as incumbências em apenas uma pessoa.

Por isso, aprenda a delegar e a gerir sua equipe de forma eficiente: o ponto chave de um advogado empreendedor é identificar os pontos fortes de cada membro da equipe e encarregá-lo da tarefa apropriada.

Use a tecnologia a seu favor

Em um mundo com cada vez mais tecnologias inovadoras, é um desperdício não aproveitar esses recursos. Atualmente, há inúmeros softwares e apps que auxiliam os advogados a coordenar e planejar a sua vida.

Invista nos métodos GTD e ZTD

Os métodos GTD e ZTD são estratégias de organização que visam melhorar a produtividade pessoal e profissional e aumentar a eficiência das tarefas a serem executadas. O ZTD é uma flexibilização ou simplificação do método GTD, mas os dois possuem os mesmos princípios, que podem ser aplicados para otimizar a gestão de tempo para advogados. Alguns passos previstos por esses métodos são:

  • Coletar e anotar lembranças e ideias;
  • Processar, ou seja, definir prazos e tomar decisões para que as tarefas não se acumulem;
  • Planejar e definir prioridades;
  • Executar a tarefa da forma mais eficaz possível, evitando perder o foco ou deixar que distrações tirem a sua atenção.

A gestão de tempo para advogados é uma questão crucial não só para o sucesso do escritório, mas para que o profissional possa ter uma vida mais saudável e feliz. Gostou das nossas dicas? Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Manual de Eficiência para Escritórios de Advocacia

2017-12-15T15:50:43+00:00 julho 12th, 2016|Escritório|0 Comentários

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