Advogados: 5 dicas para quem está começando a carreira

A grande oferta de profissionais da área de Direito faz com que a competitividade seja um fator de relevância para quem está começando na carreira de advogado. Por isso, além de bons conhecimentos sobre a legislação, a doutrina e a jurisprudência, o jovem profissional também precisa contar com alguns conhecimentos de gestão, marketing e dominar bem diversas ferramentas da internet.

Para quem pretende construir um caminho bem-sucedido, saber como dar os primeiros passos é essencial. Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas para quem acaba de chegar ao mercado jurídico e quer planejar melhor a carreira de advogado. Confira!

1 – Estude o mercado

Antes de enviar seu currículo ou mesmo alugar um espaço para começar seu próprio escritório, busque informações sobre o mercado. Visite sites de negócios considerados referência, busque informações junto à OAB e AASP e converse com profissionais com mais tempo de carreira — essa é uma excelente forma de adquirir mais clareza sobre a realidade da profissão e entender de que maneira seus ideais e expectativas se adequam a esse cenário.

Durante sua pesquisa, procure verificar a forma como escritórios e profissionais autônomos atuam, quais os tipos de clientes que atendem e como costumam trabalhar. Esse tipo de pesquisa inicial pode trazer mais certeza sobre quais passos tomar e qual rumo seguir.

2 – Busque se especializar

A demanda do mercado atual ainda é por profissionais especialistas em um determinado ramo do Direito. A especialização, além de promover o know how técnico, ajuda na solidificação de uma identidade profissional. Vale a pena avaliar qual sua área de afinidade e investir em cursos, workshops, livros, pós-graduação e outros.

3 – Construa sua marca pessoal

Mais do que ser um bom profissional, hoje em dia é preciso saber se mostrar e se vender. Existem diversas ferramentas, on e off-line, que podem ajudar a fortalecer sua imagem e aproximá-lo de oportunidades, parceiros e clientes.

Construir um blog e gerar conteúdo sobre a sua área de atuação, manter um perfil no LinkedIn, participar de cursos e eventos relacionados à sua área, etc. Procure sempre mostrar seu interesse e interaja com colegas e demais profissionais.

4 – Invista em networking

É através dos contatos certos que boas oportunidades acabam surgindo e contribuindo com o crescimento da sua carreira de advogado. Por isso, esteja em contato com profissionais da área e tenha sempre em mãos seu cartão de visitas. Mesmo no início da carreira, esse item é essencial para quem está em busca de oportunidades.

As ferramentas online também são importantes para o desenvolvimento dos seus relacionamentos. O LinkedIn pode ser utilizado para a aproximação de profissionais que sejam de seu interesse, além de ser uma ótima rede para divulgar conteúdo e construir sua imagem profissional.

5 – Cuide da ética profissional

O Estatuto do Advogado e o Código de Ética impõem diversas restrições com relação ao marketing, à prospecção do cliente e apresentação do profissional. A advocacia não é uma atividade considerada mercantil, por isso é preciso muita cautela na hora de se posicionar e oferecer seus serviços para potenciais clientes. Enviar e-mails sem solicitação prévia ou divulgar valores de serviços são condutas vedadas pela OAB e que não devem passar desapercebidas do jovem profissional.

Gostou de saber sobre essas informações? Ainda tem dúvidas sobre como começar bem a sua carreira de advogado? Deixe um comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais dicas e novidades!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:11:07+00:00 agosto 18th, 2015|Advocacia, Carreira|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)