5 dicas importantes para um advogado empreendedor

Hoje em dia, não basta ser um bom advogado para ter um escritório de sucesso. A alta competitividade do mercado jurídico exige que os escritórios de advocacia sejam verdadeiras empresas, oferecendo serviços diferenciados e de extrema qualidade aos seus clientes. Assim sendo, o advogado que pretende se aventurar no mundo dos empreendimentos e se destacar perante a concorrência deve possuir certas características para que consiga atingir o sucesso.

Confira a nossa lista com 5 dicas essenciais para você se tornar um advogado empreendedor!

Saiba delegar tarefas

Ao abrir um escritório, muitos advogados sentem que devem se responsabilizar por todas as tarefas relacionadas com o novo negócio. São duas as possíveis consequências desse tipo de atitude (e nenhuma delas é boa): você consegue realizar todos afazeres, mas com má qualidade por não conseguir se dedicar inteiramente a cada um deles; ou você sequer consegue arrumar tempo para fazer tudo o que deveria.

Uma característica importante do advogado empreendedor é justamente saber delegar os encargos do dia a dia. Identifique os pontos fortes de cada um dos membros da sua equipe e, com base nisso, confie a eles algumas das tarefas a serem realizadas — afinal, a função da sua equipe é justamente esta: contribuir com o bom funcionamento do escritório.

Seja um bom líder

Ser um líder é diferente de ser apenas o chefe. Um chefe é apenas a pessoa que ocupa o cargo mais alto dentro de uma empresa, e, por isso, costuma ser autoritária e não hesita em apontar os erros cometidos pela sua equipe.

Um líder, por outro lado, conduz a equipe e a inspira, incentivando-a a atingir um objetivo comum. O advogado empreendedor deve sempre buscar agir como um líder, trazendo o melhor de cada um à tona e trabalhando em conjunto para superar seus pontos fracos.

Preocupe-se com as finanças

Um empreendimento de sucesso passa necessariamente por uma boa gestão de finanças. Com um escritório de advocacia, não é diferente. Por isso, é importante tratar o assunto com rigor: mantenha controle sob as contas e os recebíveis e não deixe de registrar todo o tipo de movimentação financeira, como pagamento de tributos, despesas extraordinárias, etc. Centralizar esse tipo de informação permite criar um planejamento bem estruturado e evita surpresas ruins no futuro.

Pense estrategicamente

Já destacamos que a concorrência no mercado jurídico é acirrada. Por isso, pensar estrategicamente é fundamental para quem pretende se destacar entre a concorrência e atingir suas metas. Mas o que significa falar em estratégia no ramo jurídico? Significa colher informações sobre o mercado, clientes e, principalmente, a concorrência. Desse modo, o advogado empreendedor consegue antecipar hipóteses e planejar respostas para o que vier pela frente, sendo capaz de tomar todo o tipo de decisão com os riscos devidamente calculados.

Seja tecnicamente competente

Nenhum empreendimento no mundo jurídico pode ser bem-sucedido se não contar com profissionais qualificados e competentes, afinal, o principal objetivo de um escritório de advocacia é agradar seus clientes, o que só é possível se os serviços jurídicos oferecidos forem de boa qualidade técnica. Por isso, o advogado empreendedor deve ter um bom embasamento teórico e prático, assim como domínio dos métodos, processos e técnicas do Direito.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo jurídico!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:17:17+00:00 setembro 17th, 2015|Carreira|1 Comentário

Um comentário

  1. Paulo dezembro 30, 2015 at 5:30 pm - Reply

    Gostei muito da abordagem do assunto.

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)