4 erros que advogados empreendedores podem acabar cometendo

Muitos advogados sonham com o momento de abrir o seu próprio escritório e ganhar mais autonomia na carreira, no entanto, são poucos os que realmente estão preparados para essa transição. Afinal, existe uma grande diferença entre ser um excelente profissional e um gestor eficiente.

Fluxos de caixa, planejamento, marketing jurídico. Enfim, existe uma série de novos conhecimentos que precisam ser adquiridos e aplicados no dia a dia do gestor. É como começar uma carreira nova do zero! A busca pelo aprendizado precisa ser constante, principalmente nas fases iniciais, momentos em que os erros mais graves podem ser cometidos. Neste post, pretendemos mostrar 4 dos principais erros para que você os evite desde já. Confira!

Ignorar as finanças e a contabilidade do escritório

No campo financeiro, é fundamental que os advogados empreendedores contem com os mecanismos e conhecimentos necessários para conseguir gerir os recursos. Contar com softwares de gestão financeira, elaborar fluxos de caixa — para registrar a entrada e saída de recursos do escritório — e contar com uma contabilidade especializada nesse tipo de negócio pode ser fundamental para não ter surpresas desagradáveis depois.

Vale lembrar que, atualmente, 50% dos negócios abertos no Brasil fecham as portas antes de completarem 3 anos por dificuldades econômicas, e muitos profissionais liberais se encontram nessa estatística justamente por ignorarem o aspecto financeiro.

Atuar de forma generalizada

Grandes juristas brasileiros já confessaram ser completamente ignorantes no que se refere às especificidades de determinadas áreas do Direito. Não seria diferente: atualmente, além da disciplina avançar e se tornar cada vez mais complexa, é impossível para um advogado conhecer cada Lei, decreto e portaria dos municípios, Estados e da União. Por isso, se você não tiver capital suficiente para montar um escritório full-service (com bons especialistas para gerir diferentes áreas), procure sempre a especialização.

O mercado está mais competitivo e isso inclui os profissionais liberais, que precisam apresentar soluções reais para conseguir se destacar. Assim, faça uma ampla pesquisa de mercado e verifique quais áreas estão trazendo um retorno melhor. Só dessa forma é possível se destacar e atrair esse novo perfil de clientes.

Não ter a mentalidade de um gestor de negócios

A partir do momento em que você abrir o seu próprio escritório, estará assumindo para si mesmo as responsabilidades de um gestor de negócios. Além das habilidades profissionais já desenvolvidas, ou seja, o know how, o gestor do escritório terá que pensar estrategicamente, e isso significa fazer projeções e planejamentos de curto, médio e longo prazo em todos os setores do escritório.

Por exemplo, contar com um marketing jurídico é fundamental e esse setor precisa ter metas próprias para que a visão e os objetivos estratégicos do gestor sejam implementados. Da mesma forma, é preciso cuidar da gestão de processos, da contabilidade, da estrutura do escritório, enfim, é preciso pensar como um gestor. Além disso, é preciso fazer um acompanhamento dessas metas com indicadores para que o gestor tenha informações necessárias para tomar novas decisões.

Afastar-se dos clientes e da rotina

A delegação de tarefas é inevitável em um escritório de advocacia, principalmente se ele começa a prosperar. O que não podemos nos esquecer é que, na verdade, todo o trabalho exercido ali leva o nome e a reputação do dono do escritório. Muitos advogados acabam esquecendo de colocar as mãos na massa quando o escritório começa a andar com as próprias pernas, o que é um erro.

Primeiro porque é fundamental acompanhar todos os profissionais envolvidos para servir de inspiração, como um líder, e aconselhá-los nas suas tarefas e carreiras. Segundo porque os clientes acabam percebendo essa distância e muitos deles interpretam a ausência como desleixo ou descompromisso. Em um mercado com clientes cada vez mais exigentes, é preciso fazer um esforço a mais para mostrar o profissionalismo.

Você já abriu o seu escritório de advocacia? Que dificuldades enfrentou? Conte a sua experiência nos comentários!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:22:54+00:00 outubro 6th, 2015|Advocacia, Escritório|2 Comentários

2 Comentários

  1. Sânzia Christensen julho 28, 2016 at 6:48 pm - Reply

    Já tive escritório ´por 3 anos e não conseguia nem pagar a luz, internet e telefone. Acabei vendendo o escritório.

    • Renata Marques julho 29, 2016 at 9:48 pm - Reply

      Sânzia, realmente é difícil manter um escritório rentável. Por isso é interessante pesquisar e planejar bem antes de começar. Continue acompanhando nossas dicas!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)