3 tipos de honorários advocatícios e quais suas diferenças

Assim como qualquer outro profissional liberal, o advogado é remunerado por meio de honorários pagos por seus clientes e partes do processo judicial. Os preços cobrados dependem da complexidade e do valor da causa e, por isso, a remuneração mensal do advogado pode variar bastante.

Existem três tipos de honorários advocatícios: os contratuais, sucumbenciais e arbitrados. Cada um se origina de um fato distinto e não podem ser confundidos de forma alguma, sendo um dever do advogado esclarecer as diferenças para seu cliente para que ele não se confunda e tenha a impressão equivocada de que o seu procurador está cobrando duas vezes pelo mesmo serviço. Conheça agora as diferenças entre esses tipos de honorários:

Honorários advocatícios contratuais

Quando uma pessoa procura um advogado para uma determinada demanda jurídica, o profissional deve acordar com a parte o valor pelo qual ele será remunerado nesse serviço. Como esse tipo de honorário decorre de um contrato firmado entre advogado e cliente, ele é chamado de contratual. Independente de qual seja o resultado da demanda judicial proposta, esse valor deve ser pago conforme combinado na fase inicial.

Como são muitos os serviços prestados e nem todos envolvem necessariamente um processo judicial, a Ordem dos Advogados do Brasil dispõe de uma tabela de preços para balizar o arbitramento dos honorários tendo em vista o tipo de serviço prestado. Esse tabelamento funciona como um piso, sendo vedado ao advogado cobrar um valor inferior.

Honorários sucumbenciais

Além dos honorários acordados entre cliente e advogado, quando uma parte perde um processo judicial, ou seja, quando ela sucumbe (daí o nome sucumbencial), surge a obrigação de pagar uma quantia ao advogado da parte vencedora — quantia esta que está disciplinada no artigo 20, parágrafo 3º do Código de Processo Civil e que varia entre 10% e 20 % do valor da condenação final feita pelo juiz.

Para mensurar qual porcentagem da condenação o advogado merece receber, o juiz de Direito leva em conta o grau de zelo do profissional, o local de prestação dos serviços, a natureza, importância da causa e tempo gasto pelo advogado. Nas causas de pequeno valor e nas de valor inestimável, bem como naquelas em que não houver condenação ou for vencida a Fazenda Pública, os honorários serão fixados conforme a análise justa do juiz. O que acontece em muitos casos é que há condenação em valores muito baixos, o que acaba não remunerando o advogado pelo seu serviço e desvaloriza toda a classe advocatícia.

Honorários arbitrados

Os honorários advocatícios arbitrados judicialmente estão previstos no artigo 22 do Estatuto da Advocacia (Lei n. 8906/94) e são aqueles devidos pelo cliente ao advogado quando não haja estipulação ou acordo quanto à retribuição a se pagar pela prestação do serviço. Ou seja, ele é devido quando, por algum motivo, não foi feito um contrato de honorários entre cliente e advogado ou quando houve desentendimento entre eles com relação ao valor a ser pago, independente de ele ter sido concluído com sucesso ou não. Sendo assim, em caso de desacordo entre as partes, é o juiz quem decidirá quanto o cliente vai pagar ao advogado.

Ainda tem dúvidas sobre a diferenciação desses tipos de honorários? Deixe um comentário no nosso post e conte pra gente!

Parceria Informador Fácil e Juris Correspondente

2018-07-13T18:46:22+00:00 outubro 12th, 2015|Carreira, Escritório|149 Comentários

149 Comentários

  1. Sirley maio 17, 2017 at 10:01 pm - Reply

    Como devo proceder depois de ter pago os honorários a um advogado para fins de usocapiao e perceber depois de algum tempo que ele tá mentindo e me enganando, não tendo mais como confiar nele?

    • Renato Carvalhaes maio 18, 2017 at 1:40 pm - Reply

      Olá Sirley, tudo bem?

      Acreditamos que o melhor caminho é uma reunião esclarecedora com o profissional que cuida dos seus interesses.

      Mostre a ele, de forma clara e objetiva os motivos que trazem suas insatisfações e dê a ele a oportunidade de esclarecer tudo. Em muitos casos os advogados também são prejudicados pela demora nos processos.

      Boa sorte!

  2. Michelle junho 9, 2017 at 7:14 am - Reply

    Gostaria de um esclarecimento. Não sou da área de advocacia. Ganhei uma causa e o valor indenizatório estará disponível em breve. O meu advogado está me cobrando 40% (10% de honorários arbitrados pelo juiz na sentença +30% dos honorários contratuais) sobre o valor a ser sacado. Ou seja , com os juros e correções. Isso está certo?!
    Por favor me ajudem

    • Igo Gomes junho 9, 2017 at 2:38 pm - Reply

      Olá Michele, obrigado pela sua mensagem.

      Normalmente os honorários são pagos sobre o valor efetivamente recebido, ou seja, com os juros e a correção monetária determinados pela sentença.

      Quanto a porcentagens de honorários, as mesmas devem estar previstas no seu contrato, o qual sugerimos que você leia atentamente para tomar ciência de todos os direitos das partes.

      Att,

      Equipe Informador Fácil.

    • Julio Cesar Soares setembro 21, 2017 at 4:26 am - Reply

      Se os honorários de sucumbência devem ser pagos pela parte vencida e não pela parte vencedora, não faz sentido você ter que pagar esse 10% a mais. O conceito de honorários de sucumbência aqui explicitado faz-nos concluir claramente isso, independente de qualquer prosiletismo, acredito eu.

  3. William Nascimento Vasconcelos julho 1, 2017 at 6:58 pm - Reply

    Seria interessante destacar nos honorários contratuais que o mesmo está dividido em honorário contratual laboral, ou seja, aquele necessário para que o advogado possa dar continuidade ao processo; e honorário contratual de êxito, quando a parte se torna vencedora no processo, e o advogado recebe tais honorários, independente do honorário de sucumbência que irá receber da parte vencida.

    • Igo Gomes julho 3, 2017 at 2:07 pm - Reply

      Olá William, tudo bem?

      Primeiramente, obrigado por contribuir para o nosso blog.

      Muita bem colocada a sua visão. De fato, é necessário esclarecer, preferencialmente em contrato, os valores, percentuais, prazos e condições dos honorários que serão cobrados.

      Se todos assim o fizessem, com certeza os clientes não teriam tantas dúvidas sobre como, quanto e quando pagar.

      Parabéns e muito obrigado, mais uma vez, por valiosa contribuição.

      Até breve.

      Equipe Informador Fácil.

  4. Rosalia Ramona Nunes dos santos julho 5, 2017 at 9:47 pm - Reply

    Boa noite
    Tenho uma causa trabalhista ganha,quando contratei o advogado ele me disse que eu pagaria apenas 30%do valor da causa
    Porem agora ele disse que tem que descontar honorários mais inss,e mais 30% pode me ajudar?

    • Igo Gomes julho 6, 2017 at 8:08 pm - Reply

      Olá Rosália, tudo bem?

      A melhor forma de sanar suas dúvidas é consultando seu contrato de prestação de serviços, que deve ter sido assinado pelas partes, quando da contratação do profissional.

      Leia o disposto que fala como, quanto e quando serão pagos os valores referentes a honorários.

      Abraços!

      Equipe Informador Fácil.

  5. Alessandra Moraes setembro 27, 2017 at 2:34 pm - Reply

    Bom dia !!!
    Ganhei uma causa e foi definido que a parte vencida deverá pagar 10% de sucumbência. Eu assinei um contrato com 15% de honorários advocatícios. Eu tenho que pagar 10% + 15%, ou o advogado irá receber da parte vencida 10% e eu irei pagar 5% para completar os 15%?

    • Igo Gomes setembro 27, 2017 at 8:06 pm - Reply

      Boa tarde Alessandra.

      De acordo com sua narrativa, você pagará 15% sobre o valor que será recebido e a outra parte pagará mais 10% ao seu advogado.

      Esperamos ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  6. Renata Cubas outubro 26, 2017 at 12:39 am - Reply

    Boa noite,
    A empresa que estou processando entrou em contato direto comigo e não através do advogado para fazer um acordo.
    Meu advogado disse que tenho que pagar os honorários acordados (30%) mais os honorários de sucumbência.
    No caso, o processo estava parado, ele não estava a par do que estava acontecendo, pois entrei em contato com o mesmo diversas vezes para saber o andamento do processo e ele não soube me dizer. Dizia que iria verificar e não dava retorno.
    Após a empresa me mandar um e-mail para o acordo, entrei em contato com ele porque queria saber como proceder. Foi quando ele me disse que eu teria que pagar esses dois valores.
    Podem em ajudar com essa dúvida?
    Como sei o valor real a pagar para ele?
    Conto com ajuda de vocês.

    • Igo Gomes outubro 26, 2017 at 12:45 pm - Reply

      Prezada Renata, bom dia!

      Verifique seu contrato de prestação de serviços, é nele que devem constar as condições, formas e prazos para pagamentos.

      Se ainda assim restarem dúvidas, converse com seu advogado. Uma boa conversa pode ser esclarecedora.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  7. Robson Alves de Souza outubro 26, 2017 at 5:38 pm - Reply

    Olá Boa tarde!
    Meu nome é Robson, entrei com um processo contra uma construtora, quando efetuei o contrato com o advogado teve uma um acordo para pagamento de 20%, porém ouve uma proposta da construtora e o mesmo(advogado) solicitou o valor ( x ) + honorário, com este honorário a mais, eu devo pagar os 20% do valor recebido para o advogado?

    • Igo Gomes outubro 26, 2017 at 6:47 pm - Reply

      Boa tarde Robson, tudo bem?

      Aconselhamos a consultar seu contrato de prestação de serviços assinado quando da contração do seu Advogado.

      Nele deve haver valores, formas e condições de pagamento de honorários.

      Normalmente, o pagamento de verba por parte da reclamada a título de honorários não implicam na quitação da parcela assumida por você, contratante, contudo, somente a análise do documento próprio elucidará a dúvida.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  8. Paula novembro 7, 2017 at 5:55 pm - Reply

    Boa tarde!!! Quero entrar com uma ação no Juizado especial de restituição do valor. O adovogado que fez uma proposta. Mas gostaria de fazer uma contraproposta e pagar somente 30% no valor final da ação. Posso?

    • Igo Gomes novembro 14, 2017 at 5:30 pm - Reply

      Oi Paula, tudo bem?

      Você está em uma negociação e tem o direito de apresentar uma proposta que julgue relevante.

      A dica aqui é tomar muito cuidado para não acabar desmerecendo o trabalho do profissional, com uma proposta muito aquém.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  9. Edilson novembro 12, 2017 at 7:03 pm - Reply

    Estou entrando com uma ação de Reintegração de Posse e gostaria de saber como tenho que pagar ao advogado no contrato de honorário: o valor da tabela de honorários do Estado e a porcentagem definida pelo pelo mesmo ou, apenas uma delas. agradecido desde já

    • Igo Gomes novembro 14, 2017 at 5:31 pm - Reply

      Edilson, tudo bem?

      A tratativa de pagamento de honorários é uma fase importante na sua contratação. Vocês podem combinar valores, porcentagens e prazos que melhor atender às suas necessidades. É claro que o seu Advogado deve considerar o grau de dificuldade do processo, para lhe apresentar valores.

      De toda forma, esclareça todas as dúvidas com ele, antes da assinatura do seu contrato.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  10. Juliana novembro 13, 2017 at 2:18 am - Reply

    Meu pai era advogado e faleceu, como faço para entrar como sucessora dele nos processos para receber os honorarios?

    • Igo Gomes novembro 14, 2017 at 5:32 pm - Reply

      Olá Dra. Juliana, tudo bem?

      Sua pergunta é um pouco complexa, mas vamos tentar ajudar.

      Primeiramente, seu pai participava de uma sociedade? Se positivo, procure pelos sócios e se informe a respeito.

      Se o seu pai trabalhava sozinho, seria importante levantar os processos que eram patrocinados por ele. Esta informação pode ser buscada nos Tribunais que ele atuava, em listagens dentro do próprio escritório e com parceiros/funcionários. Quando souber em quantos e quais processos existem honorários a serem recebidos, você pode contratar um Advogado para cuidar destas questões.

      Enfim, existem várias possibilidades. Acreditamos que uma consulta a um Advogado de confiança pode ajudar muito.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  11. Arlei novembro 14, 2017 at 8:13 pm - Reply

    Boa noite! No meu processo q perdi, está escrito sem sucumbência. O que de fato se trata?

    • Igo Gomes novembro 22, 2017 at 5:49 pm - Reply

      Olá, Arlei!

      Sucumbência é o princípio que atribui à parte vencida em um processo judicial o pagamento de todos os gastos decorrentes da atividade processual.

      Provavelmente, o juízo está te isentando destas despesas. Contudo, sugerimos consultar seu Advogado(a) a respeito.

      Obrigado por participar do nosso blog.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  12. Roger da Silva novembro 17, 2017 at 1:14 am - Reply

    Eu darei um exemplo de uma ação que foi feito um acordo no valor de R$ 80.000,00. No inicio do processo foi assinado um contrato de 20% de honorários para ser pagos ao advogado, somente no final do processo. Eu tenho o conhecimento, que no art. 85 do NCPC, os honorários são calculados de acordo com o valor atual do salário mínimo. Sabendo que até 200 salários mínimos, o cálculo será entre 10% e 20% sobre o valor final da ação. Ou seja, o valor de R$ 80.000,00, é aproximadamente 80 salários mínimos. Logo, serão pagos 20% hon.de R$ 80.000,00, então são R$ 16.000,00 para o advogado. A questão é: O cálculo fica R$ 80.000,00 – R$ 16.000,00 = R$ 64.000,00 para o cliente. E os honorários de sucumbência por exemplo, de 10% , é calculado sobre o valor de R$ 80.000,00, que será pago pela parte perdedora. O valor de R$ 8.000,00 de sucumbência para o advogado, deverá ser um valor pago separado da ação pelo perdedor, ou será deduzido do valor total do acordo que foi feito na ação. Todavia, seria de R$ 24.000,00 para o advogado e R$ 64.000,00 para o cliente autor, ou R$ 56.000,00 para o cliente e R$ 24.000,00 para o advogado?

    • Igo Gomes novembro 22, 2017 at 5:51 pm - Reply

      Olá, Roger!

      Os honorários de sucumbência são pagos pela parte perdedora da ação, para o(a) Advogado(a) da parte vencedora e não são descontados no valor em que você acordou com seu representante.

      Obrigado por participar do nosso blog.

      Atenciosamente,

      Equipe Informador Fácil.

  13. Maycon Alves novembro 24, 2017 at 7:31 am - Reply

    Gostaria de saber se o honorário de 30% é sobre o valor total ou o valor dos danos morais, sem o valor do produto?

  14. Ligiane Almeida dezembro 18, 2017 at 7:51 pm - Reply

    Olá! Temos um processo onde a condenação foi em obrigação de fazer, e os honorários contratuais foram pactuados em 45 %. São devidos os honorários, mesmo que não foi recebido valor algum? E quanto ao percentual, pode ser cobrado 45%?
    Obrigada!

  15. Ines dezembro 20, 2017 at 6:38 am - Reply

    Olá
    Gostaria de saber se o honorário de sucumbe nica está incluído no valor total depositado no banco pela parte perdedora ou é pago separado em outra conta para o advogado ?

  16. Gabriel janeiro 9, 2018 at 7:21 am - Reply

    Olá!

    Acabei de ganhar um processo e o juiz está prestes a assinar o mandado de pagamento. O advogado está cobrando 30% acordados verbalmente e mais 15% de honorários de sucumbência. De acordo com ele, o honorário foi pago pelo perdedor da ação e está incluído no valor do mandado. Quero saber se é realmente verdade o que ele diz e como saber o que está incluído neste valor. Se o honorário de sucumbência não estiver incluído, ele poderá cobrar ao perdedor? Nesse caso, eu poderia pagar apenas 15% do valor do mandado (somando 30% ao advogado), já que o acordo foi feito sem um contrato escrito? Outra dúvida: Sou obrigado a pagar algum honorário sem ter esse contrato e ele recebendo o honorário do perdedor?

    Agradeço desde já.

  17. Nelci Bueno janeiro 31, 2018 at 6:00 am - Reply

    Meu cunhado ganhou uma causa contra a seguradora de financiamento imobiliário por ter tido um infarto. O advogado descontou seus honorários e recebeu a sucumbencia. Porém a seguradora entrou com recurso e venceu.Ele terá que devolver o que recebeu. Mas o advogado não quer devolver a parte recebida. Pode?

  18. Sousa fevereiro 9, 2018 at 9:37 pm - Reply

    Ganhei uma causa civil de um apto que paguei, o juiz decretou que a construtora me devolvesse o dinheiro, acordei com o advogado em pagar 10% do valor da causa e 20% de danos morais, ganhei os dois, na sentença, a outra parte que perdeu (a construtora) vai pagar 10% de honorários arbitrados para meu advogado, sendo assim, ainda tenho que pagar esses 10% da causa e esses 20% dos danos morais?

  19. Flávio fevereiro 10, 2018 at 12:05 am - Reply

    Fiz um contrato com um advogado,onde ele cobrou 20% caso ganhasse a causa. Ele chegou a um acordo com a empresa,que propôs pagar em 10 parcelas. Agora o advogado mim disse que vai cobrar os 20% nas primeiras 3 parcelas. Ou seja, nas 3 primeiras não receberei nada. Uma vez que ele não mim esclareceu antes de ganhar a causa.
    Ele pode fazer isso? É correto?

  20. Cristopher fevereiro 12, 2018 at 9:54 pm - Reply

    Olá dr. E certo um advogado cobrar 30% do valor de uma herança sem envolver processo judicial?
    Ele me fez assinar um contrato, sem me dizer quanto seria seus horários e sem me dizer o valor da herança que foi destinada a mim, bom! esta em andamento o processo da partilha, por conta do aparecimento de outro herdeiro.
    Será que posso fazer algo para rescindir o contrato se caso o advogado usou má fé ou há outra coisa que eu possa fazer ?

    Agradeço. ..

  21. Maria fevereiro 21, 2018 at 3:09 pm - Reply

    Olá, gostaria de saber o que devo fazer pois minhas duas advogadas não me deram a cópia do contrato de prestação de serviços advocatícios já estamos quase em reta final do processo e sempre ela fala que vai me mandar e nunca manda pois diz que está sem tempo o que devo fazer ?

  22. Juliana fevereiro 28, 2018 at 7:51 pm - Reply

    Há a possibilidade de ser acordado num contrato de prestação de serviços a titulo de acompanhamento ( fixado em 15% do salário minimo vigente a contar a data de celebração do contrato) mais 20% do valor da causa?

    E admitida essa forma de honorários se celebrado em contrato?

    Se houver, há como delimitar até qual período as “mensalidades” serão pagas, uma vez que a ação uma hora será arquivada?

  23. Vander Maximo março 2, 2018 at 6:43 pm - Reply

    Boa tarde

    Ganhei uma ação no valor 17,280,00, só que além dos 30% acordados e já pagos aos advogados, o mesmo informa que tenho que pagar os 20% de sucumbência, pois foi depositado junto com a indenização.

    Minha dúvida é, o certo não é ser pago direto aos Advogados e se pode ser descontado da minha indenização ???

    Ele só informa que tem que ser descontado o valor da indenização .

    Obrigado desde já

  24. Celso José Ricardo Faria março 22, 2018 at 8:39 pm - Reply

    Tenho uma advogada que acompanha meu processo de aposentadoria. Os honorários combinados foram 30% sobre o valor total dos atrasados a serem recebidos. Ocorre que estou pretendendo trocar de advogado. Como devo pagar a parte executada pelo profissional atual ?

  25. Maria março 23, 2018 at 12:14 am - Reply

    Ganhei uma causa contra o ministério do exercito, no entanto, após 20 anos, ainda não recebi o valores de indenização correspondente a causa.
    Contudo, nos últimos 3 meses tive apenas a inclusão do meu nome no quadro de pensionista.
    Atualmente recebi uma notificação do meu advogado, por meio de boleto bancário, dizendo que eu tenho que pagar a eles 10% desta pensão até sair a indenização.
    Esse tipo de pagamento esta correto? Não consta nada no meu contrato de honorários sobre esta questão.
    O que devo fazer e a quem recorrer?

  26. Marcos Pereira março 31, 2018 at 12:42 pm - Reply

    Bom dia
    Contratei um advogado para mover uma ação contra Light, aprincipio era no juizado especial 30% dele, porém o advogado levou para o civel, foi dado entrada e depois de mais de dois anos, a refeerida advogada me ligo cobrando os honorários de um salário mínimo, que não foram contratados no papel e nem verbal, pois se tivesse falado não teria feito , sendo pago em parcelas , ao termino das parcelas a mesma renunciou ao processo , e logo em seguida saiu a sentença praso de 15 dias para Re cumprir, pergunto eu?????……

    sou obrigado a constituir um novo advogado para retirar o mandado de pagamento quando estiver liberado, uma vez que ja foi proferidoa sentença e o valor e inferior a 20 saláriosa minimos?

    por favor me ajunde. obrigado

  27. Jonas abril 6, 2018 at 2:10 am - Reply

    Recebi um processo de uma ex-funcionária no valor de R$ 250.000,00 o qual o juíz julgou improcedente em sua totalidade.
    A funcionária foi isenta de multas e custas da justiça, inclusive de me ressarcir de qualquer valor, porém condenada a pagar 20% do valor da causa em sucumbência.
    Eu já havia pago R$ 9.000,00 ao advogado para fazer minha defesa e o mesmo alega que os R$ 50.000,00 de sucumbência são destinados a ele e não a mim.
    É exatamente assim que funciona, ou seja, eu como vencedor não ganho um centavo e não tenho sequer o valor gasto com a defesa ressarcido e meu advogado recebe duas vezes, sem nem mesmo me ressarcir da parte que já havia pago a ele?

    • Érika outubro 4, 2019 at 10:26 pm - Reply

      Você ganhou justamente porque contratou um bom advogado. Ao invés de ficar feliz por não ter pago 250mil reais, você quer ganhar algum dinheiro com isso? E mais, quer o dinheiro pago ao seu advogado de volta sendo que você não perdeu 250mil reais justamente por causa dele? Reflita um pouco sobre esse absurdo que está dizendo, Sr. Jonas.

  28. Leonardo abril 24, 2018 at 1:03 am - Reply

    Olá boa noite sou Leonardo e estou com uma causa na justiça e está em mais o menos uns 38 mil se eu entrar em acordo com eles quem pagará os honorários do advogado será a empresa ou o contratante que sou eu ?

  29. José maio 11, 2018 at 5:38 pm - Reply

    Bom dia, estou analisando um processo em que envolve um parente meu, mas ele não está sabendo me explicar uma situação, para o serviço do advogado foi contratado da seguinte
    forma,
    TAXA ADMINISTRATIVA: entendemos essa parte
    HONORÁRIO PROFISSIONAL: o contratante pagara ao contratado os honorários advocatícios no valor de R$5.000,00 até uma data específica e mais 20% no final da ação.(Ponto final) esses 20% refere-se a que? em cima de qual valor eu teria que aplicar esses 20%?

  30. Andria agosto 29, 2018 at 4:40 am - Reply

    Oi o meu pai esta com um oficio requisitorio que dis assim espedido oficio rpv/ precatorio n o que significa isso

    • Igo Gomes agosto 30, 2018 at 10:22 pm - Reply

      Olá, Andria! Tudo bem?

      O Informador Fácil oferece serviços para advogados, escritórios de advocacia e empresas que desejam acompanhar processos e publicações nos Diários Oficiais da Justiça. Não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica. Aconselhamos a verificação com auxílio de um(a) advogado(a) de sua confiança. Agradecemos pelo seu comentário.

      Atenciosamente,
      Equipe Informador Fácil.

  31. Érika outubro 4, 2019 at 10:21 pm - Reply

    Estou horrorizada com a quantidade de pessoas procurando justificativas para não pagar ao seu advogado o valor acordado.
    Vocês não gostam de receber o salário de vocês no fim do mês? Para pagar seu aluguel, luz, comprar comida, etc? O advogado também. Os honorários são o salário dele, normalmente estipulado previamente em um contrato que VOCÊS leram e assinaram.
    Tenham vergonha.

  32. 1exodus junho 22, 2022 at 4:13 pm - Reply

    2channels

  33. 3unattainable julho 4, 2022 at 11:26 pm - Reply

    2mobiles

  34. proquest dissertation julho 5, 2022 at 2:52 pm - Reply

    dissertation proposal methodology example archived https://professionaldissertationwriting.org/

  35. writing julho 6, 2022 at 12:07 am - Reply
  36. dissertation acknowledgements julho 6, 2022 at 3:49 am - Reply

    rutgers dissertation proposal help https://accountingdissertationhelp.com/

  37. undergraduate dissertation julho 6, 2022 at 10:26 am - Reply

    phd dissertation peer reviewing help https://writing-a-dissertation.net/

  38. writing a literature review for a dissertation https://bestdissertationwritingservice.net/

  39. dissertation writing uk julho 6, 2022 at 2:36 pm - Reply

    tips for writing dissertation https://businessdissertationhelp.com/

  40. uf dissertation award julho 6, 2022 at 6:02 pm - Reply

    data analysis dissertation help https://customdissertationwritinghelp.com/

  41. thesis help julho 6, 2022 at 8:13 pm - Reply

    online dissertation writing https://writingadissertationproposal.com/

  42. dissertation writing advice julho 6, 2022 at 11:17 pm - Reply

    dissertation writing service online https://dissertationhelpspecialist.com/

  43. dissertation service julho 7, 2022 at 5:07 am - Reply

    writing a dissertation introduction https://customthesiswritingservices.com/

  44. online casino freespins julho 25, 2022 at 10:40 pm - Reply

    tiger casino online https://firstonlinecasino.org/

  45. nj casino online julho 25, 2022 at 11:44 pm - Reply

    las atlantis online casino reviews https://onlinecasinofortunes.com/

  46. four winds online casino app https://onlinecasinosdirectory.org/

  47. lucky chances casino online julho 26, 2022 at 11:05 am - Reply

    online casino bonuses https://9lineslotscasino.com/

  48. top online casino review julho 26, 2022 at 12:35 pm - Reply
  49. online casino echeck julho 26, 2022 at 3:25 pm - Reply
  50. hallmark casino online https://cybertimeonlinecasino.com/

  51. live casino games online julho 26, 2022 at 7:41 pm - Reply

    popular online casino https://1freeslotscasino.com/

  52. online casino scams julho 26, 2022 at 11:54 pm - Reply

    the best online casino https://vrgamescasino.com/

  53. casino online no deposit julho 27, 2022 at 1:33 am - Reply
  54. online casino freespins julho 27, 2022 at 5:41 am - Reply

    $10 deposit online casino https://casino-online-jackpot.com/

  55. online casino live julho 27, 2022 at 7:47 am - Reply

    new online casino no deposit bonus https://onlineplayerscasino.com/

  56. ocean casino online login julho 27, 2022 at 10:08 am - Reply

    betfair online casino https://ownonlinecasino.com/

  57. ocean online casino app julho 27, 2022 at 11:31 am - Reply
  58. p2p vpn free agosto 7, 2022 at 3:01 pm - Reply
  59. best vpn for torrenting free agosto 7, 2022 at 6:02 pm - Reply
  60. best mobile vpn agosto 7, 2022 at 8:02 pm - Reply

    free vpn chrome extension https://freehostingvpn.com/

  61. avast secure vpn agosto 7, 2022 at 9:34 pm - Reply

    vpn for mac free https://ippowervpn.net/

  62. how to get a free vpn agosto 8, 2022 at 12:03 am - Reply

    best vpn reddit 2022 https://imfreevpn.net/

  63. free vpn for laptop agosto 8, 2022 at 2:17 am - Reply

    best vpn windows https://superfreevpn.net/

  64. avast secure line vpn agosto 8, 2022 at 5:18 am - Reply
  65. best mobile vpn agosto 8, 2022 at 7:03 am - Reply
  66. gay dating apps for pc agosto 23, 2022 at 1:51 pm - Reply

    dating app for gay country men https://gay-singles-dating.com/

  67. gay dating website agosto 23, 2022 at 4:14 pm - Reply

    the gay dating site https://gayedating.com/

  68. san diego speed dating gay agosto 23, 2022 at 6:22 pm - Reply

    gay dating for country folks https://datinggayservices.com/

  69. meet single women online agosto 24, 2022 at 1:28 pm - Reply

    single seniors dating sites https://freephotodating.com/

  70. my dating sites agosto 24, 2022 at 3:30 pm - Reply

    dating sites without email https://onlinedatingbabes.com/

  71. single website agosto 24, 2022 at 9:06 pm - Reply
  72. free chat sites dating agosto 24, 2022 at 9:24 pm - Reply

    free single dating service https://online-internet-dating.net/

  73. ourtime dating site agosto 25, 2022 at 1:10 am - Reply

    meet women for free online https://speedatingwebsites.com/

  74. best web dating site agosto 25, 2022 at 5:11 am - Reply
  75. freeca agosto 25, 2022 at 6:32 am - Reply
  76. free date agosto 25, 2022 at 8:58 am - Reply

    free chatting online dating sites https://freeadultdatingpasses.com/

  77. mature singles agosto 25, 2022 at 12:38 pm - Reply

    best internet dating websites https://virtual-online-dating-service.com/

  78. online chat dating websites agosto 25, 2022 at 2:59 pm - Reply

    zoosk dating site https://zonlinedating.com/

  79. free online casino real money agosto 30, 2022 at 10:26 am - Reply

    double down casino online https://onlinecasinos4me.com/

  80. online casino no deposit free spin agosto 30, 2022 at 12:39 pm - Reply

    most trusted online casino https://online2casino.com/

  81. best real money casino online agosto 30, 2022 at 4:54 pm - Reply

    online casino real money no deposit bonus codes https://casinosonlinex.com/

  82. chat aveneu gay setembro 3, 2022 at 1:12 am - Reply

    gay boy teen webcam chat https://newgaychat.com/

  83. free gay phone chat setembro 3, 2022 at 7:27 am - Reply
  84. gaydar free gay chat setembro 3, 2022 at 2:24 pm - Reply

    chat avenue gay room https://gay-live-chat.net/

  85. mature gay chat app setembro 3, 2022 at 9:17 pm - Reply

    free gay live chat https://chatcongays.com/

  86. gay sex chat simulator setembro 4, 2022 at 2:08 am - Reply
  87. snap chat gay shoutouts setembro 4, 2022 at 9:02 am - Reply
  88. free gay cam to cam chat setembro 4, 2022 at 11:43 am - Reply
  89. gay chat webcam setembro 4, 2022 at 4:55 pm - Reply
  90. gay chat room ontario ca setembro 4, 2022 at 8:53 pm - Reply

    free xxx gay chat rooms https://gayinteracialchat.com/

  91. gay black man chat outubro 20, 2022 at 5:20 pm - Reply

    gay video chat apps ios https://gaymanchatrooms.com/

  92. write my paper in 3 hours outubro 20, 2022 at 7:13 pm - Reply
  93. someone write my paper outubro 20, 2022 at 8:45 pm - Reply

    someone to write my paper for me https://uktermpaperwriters.com/

  94. college paper service outubro 20, 2022 at 10:15 pm - Reply

    paper writing service superiorpapers https://paperwritinghq.com/

  95. where to buy papers outubro 20, 2022 at 11:43 pm - Reply
  96. buy resume paper outubro 21, 2022 at 3:02 am - Reply
  97. custom written papers outubro 21, 2022 at 3:51 am - Reply

    can someone write my paper https://top100custompapernapkins.com/

  98. college paper writers outubro 21, 2022 at 5:09 am - Reply
  99. buy resume paper outubro 21, 2022 at 7:38 am - Reply
  100. english paper help outubro 21, 2022 at 9:28 am - Reply

    custom writing paper service https://buyessaypaperz.com/

  101. help me with my paper outubro 21, 2022 at 10:37 am - Reply

    pay people to write papers https://mypaperwritinghelp.com/

  102. paper writing services outubro 21, 2022 at 12:58 pm - Reply

    where can i find someone to write my paper https://essaybuypaper.com/

  103. pay for a paper outubro 21, 2022 at 2:47 pm - Reply

    psychology paper writing service https://papercranewritingservices.com/

  104. professional college paper writers outubro 21, 2022 at 3:53 pm - Reply

    paper writing services online https://premiumpapershelp.com/

  105. custom papers online outubro 21, 2022 at 5:03 pm - Reply

    buying college papers online https://ypaywallpapers.com/

  106. can someone write my paper for me outubro 21, 2022 at 7:08 pm - Reply

    need help writing a paper https://studentpaperhelp.com/

  107. 1demagogue janeiro 26, 2023 at 11:46 am - Reply

    3thousand

  108. coursework marking fevereiro 5, 2023 at 6:11 pm - Reply
  109. courseworks help fevereiro 5, 2023 at 6:49 pm - Reply
  110. coursework fevereiro 5, 2023 at 8:40 pm - Reply
  111. coursework only degree fevereiro 5, 2023 at 10:01 pm - Reply
  112. differential equations coursework fevereiro 5, 2023 at 11:12 pm - Reply

    coursework help university https://coursework-expert.com/

  113. coursework info fevereiro 6, 2023 at 12:13 am - Reply

    custom coursework writing service https://teachingcoursework.com/

  114. coursework writing fevereiro 6, 2023 at 1:43 am - Reply

    coursework writing uk https://buycoursework.org/

  115. creative writing coursework ideas fevereiro 6, 2023 at 2:38 am - Reply

    coursework writing services https://courseworkdomau.com/

  116. japanese dating site https://freewebdating.net/

  117. free online chat fevereiro 8, 2023 at 2:48 pm - Reply
  118. free local dating sites fevereiro 8, 2023 at 5:27 pm - Reply

    best online dating website https://sexanddatingonline.com/

  119. dating women online fevereiro 8, 2023 at 7:14 pm - Reply

    free single personal ads https://onlinedatingsurvey.com/

  120. online chatting sites fevereiro 8, 2023 at 8:31 pm - Reply

    rhondacaringmom online dating https://onlinedatingsuccessguide.com/

  121. dating personal ads fevereiro 8, 2023 at 9:42 pm - Reply

    plentyoffish free online dating site https://onlinedatinghunks.com/

  122. gay mature dating fevereiro 8, 2023 at 10:29 pm - Reply

    farmers only dating website https://datingwebsiteshopper.com/

  123. chat singles fevereiro 9, 2023 at 12:09 am - Reply

    free dating websites singles https://allaboutdatingsites.com/

  124. free local dating fevereiro 9, 2023 at 1:28 am - Reply

    free dating sites chat https://freedatinglive.com/

  125. dating sex fevereiro 9, 2023 at 3:10 am - Reply

    free online dating and personals https://freewebdating.net/

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)