Como um espaço de coworking pode beneficiar advogados?

O coworking é uma tendência mundial de compartilhamento de ambientes de trabalho entre pessoas de diferentes empresas, ofícios e áreas do mercado. Nesses espaços são divididas, além do ambiente de trabalho, as ferramentas disponíveis e toda a infraestrutura oferecida pelas empresas administradoras desses locais, como água, linhas de telefone e internet. Dessa forma, no espaço de coworking há uma troca bem saudável de experiências e esse novo jeito de trabalhar e dividir espaços tem conquistado cada vez mais profissionais também do ramo jurídico.

Para os advogados, os benefícios dessa forma inovadora de trabalho são muitos, como a redução dos custos de manutenção de um escritório, oportunidades de conhecer novas pessoas e expandir a rede de contatos, o intercâmbio de experiências e o aumento na produtividade em relação ao home office. Vamos conhecer a fundo como um espaço de coworking pode beneficiar advogados? Confira!

Redução significativa dos custos

Os custos fixos de um escritório de advocacia muitas vezes são elevados: internet banda larga, sala de reuniões, estações de trabalho, contas de luz e água, etc. No ambiente compartilhado, todos esses custos são divididos entre os coworkers e, além disso, muitos desses espaços oferecem infraestrutura infinitamente superior do que se você alugasse uma sala. Isso sem falar que o ambiente compartilhado pode ser utilizado sem problema como seu endereço comercial e fiscal, sendo possível o recebimento de correspondências e atendimento telefônico dos clientes que procuram serviços advocatícios.

Economizando no espaço destinado ao trabalho, esses recursos podem ser revertidos para a melhoria da qualidade da sua atuação, investimentos em cursos de especialização e captação de novos clientes.

O espaço de coworking traz oportunidade de conhecer novas pessoas

O ambiente dinâmico e colaborativo no qual trabalham pessoas de diferentes profissões e vivências permite a expansão de sua rede de contatos e de divulgação de seus serviços. Conhecer outros profissionais de áreas distintas pode ensejar novas oportunidades de trabalho, como a indicação feita por um colega do escritório compartilhado para realizar algum tipo de serviço jurídico.

Intercâmbio de experiências

Outra vantagem associada ao coworking para advogados é a possibilidade de troca de experiências entre profissionais das mais diversas áreas de atuação, a busca por novos desafios e o aprendizado no âmbito do relacionamento interpessoal. Esses são aspectos úteis do compartilhamento de ambientes de trabalho muito valorizados e exigidos tanto para os autônomos ou quanto os profissionais de pequenos escritórios.

O coworking deixa você mais produtivo

Se comparado aos profissionais que realizam seus trabalhos em casa, o chamado home office, aqueles que usam um espaço de coworking são estimulados a produzir mais e isso reflete no desempenho de todos que convivem nesse sistema. Isso se deve ao simples fato de que em casa você impõe seu ritmo e não há outras pessoas como margem para comparação, além de não existir aquela pressão comum entre pessoas que trabalham juntas. Ou você acha que não influencia nada quando um colega ao seu lado conquista um grande cliente ou fecha um excelente trabalho? Tudo isso reflete na sua produtividade!

E aí, se interessou pelo coworking na área da advocacia? Já experimentou trabalhar em um espaço como esse? Compartilhe conosco sua experiência deixando um comentário no nosso post!

Guia Advogados Autônomos

2017-12-14T16:26:43+00:00 outubro 23rd, 2015|Advocacia, Escritório|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)