Qual a melhor estratégia para a audiência de conciliação?

Em uma audiência de conciliação, o advogado deve buscar a melhor opção para seu cliente sem ter prejuízos no processo judicial. Como agir na audiência e alcançar esse objetivo?

Para quem acabou de ingressar no curso de Direito, audiência de conciliação é a fase do processo em que as partes envolvidas tentarão estabelecer um acordo a fim de evitar o ajuizamento da ação, audiência de instrução ou o julgamento.

O juiz, neste caso, atua como conciliador e orienta réu e autor a conversarem e encontrarem a melhor solução para o conflito.

A audiência de conciliação acontece na presença dos advogados das duas partes, sendo que ambos terão um papel super importante no acordo. É o advogado que deverá conduzir o cliente a tomar a melhor decisão.

Sabendo da importância do papel do advogado na audiência de conciliação, separamos algumas dicas para você, advogado, atuar do melhor jeito nessa fase.

Qual o interesse do cliente?
Observe e leve em consideração o interesse do seu cliente na hora de defendê-lo.

Antes de apresentar todas as possibilidades de acordo e o que poderá ser oferecido pela parte contrária, converse com ele para descobrir sua posição e seus objetivos com a demanda. Só depois você deverá estabelecer limites mínimos e máximos de negociação.

O segredo é a estratégia
Cada situação tem uma solução própria, específica. É papel do advogado buscar qual a melhor estratégia para agir.

Sabendo de todos os objetivos do cliente, é fundamental alguns questionamentos antes de indicar a melhor estratégia: Quanto o seu cliente tem a ganhar? E a perder? Quão favorável é a posição do cliente em relação à parte contrária? Quanto o processo levará para ser concluído?

Os preceitos básicos do Direito devem ser levados em consideração
Por mais que o acordo seja realizado por um juiz e ainda não exista um processo de fato estabelecido, assegurar o cumprimento das leis e das regras vigentes é fundamental para qualquer do advogado, seja qual for a situação.

A celeridade processual é fundamental
Não é novidade para ninguém que o Judiciário está sobrecarregado, com ações que demoram muito tempo para serem julgadas. Observando esse contexto, o advogado deve deixar claro para o cliente que um acordo pode trazer mais rapidez e eficiência para a solução do conflito.

A partir dessa avaliação, o advogado poderá concluir o melhor momento para tentar um acordo e a maneira mais assertiva para melhorar a posição do seu cliente. É nessa parte que o profissional utilizará as ferramentas processuais.

2017-12-19T19:54:39+00:00 abril 4th, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)