Como os advogados autônomos podem fazer seu controle financeiro?

Trabalhar de forma autônoma é um desafio gigante para a maioria dos profissionais. Para os advogados autônomos, então, nem se fala. Além de garantir a qualidade de atendimento, é preciso cuidar do controle financeiro e aplicar os recursos corretamente.

Pensando nisso, resolvemos listar algumas dicas para ajudar você, advogado autônomo, a administrar melhor seus custos e sua renda.

O planejamento financeiro deve ser feito a longo prazo

Apesar de não se tratar de uma empresa, qualquer profissional precisa de autonomia financeira para continuar trabalhando.É fundamental separar o orçamento pessoal do orçamento profissional.

Elabore, assim, um planejamento financeiro para o seu negócio a longo prazo. Estime as entradas e saídas de recursos para, a partir daí, definir novas ações a serem adotadas.

Saber precificar os serviços é importante

Estipular os honorários é uma tarefa difícil. É preciso considerar custos diretos e indiretos, a complexidade do caso a ser analisado, margem de lucro, bem como o tempo dedicado aquele processo. Vale também fazer uma pesquisa de mercado, afim de verificar o preço cobrado pela concorrência.

Controlar os custos e o faturamento é garantia de sucesso

Utilize planilhas de controle para registrar o ativo e o passivo, de forma detalhada, possibilitando, assim, uma análise futura da sua real rentabilidade.

Crie formas para evitar a inadimplência

A falta de pagamento dos honorários pode comprometer o orçamento. Estabeleça, portanto, uma relação de confiança com o cliente e registre seus dados cadastrais. O contrato de honorários é indispensável e deve descrever o serviço jurídico a ser prestado e especificar a forma de pagamento.

Dica de ouro: evite os parcelamentos excessivos.

Venda à vista, compre à prazo

Como em qualquer negócio, a liquidez deve sempre ser acompanhada de perto.

Para que você consiga equilibrar sua capacidade de pagamento, negocie receber honorários no menor número de parcelas possíveis.

Quando for realizar alguma compra, faça com o maior número de parcelas, observando é claro, a taxa de juros. Em caso de parcelamentos sem juros, use e abuse do prazo.

Imagine de forma simples: se algum cliente não realizar um pagamento importante, é muito mais fácil negociar a dívida de longo prazo, que conseguir compreensão para o pagamento dos próximos dias.

Faça relatório dos resultados

Os relatórios periódicos ajudam a avaliar os resultados, e com isso, identificar falhas e acertos para tomar novas decisões e, até alterar o planejamento orçamentário.

Os dados coletados no controle de faturamento e custos, é fundamental para determinar a rentabilidade, o fluxo de clientes e a evolução profissional, de forma a garantir um crescimento financeiro sempre contínuo.

2017-12-19T20:02:51+00:00 agosto 2nd, 2017|Dicas|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)