Processos judiciais: 4 passos que você deve seguir para otimizá-los

Processos judiciais: 4 passos que você deve seguir para otimizá-los

Apesar de ser um pouco diferente, o trabalho em um escritório de advocacia requer os mesmos cuidados — ou até maiores — dos demais negócios para que os advogados consigam acompanhar os processos judiciais, fornecendo aos clientes informações precisas e satisfatórias.

Essa não é uma tarefa simples: para acompanhar todos os detalhes — os prazos, as publicações e outros tipos de movimentações que se destacam e fazem a diferença em um processo judicial — das ações, é importante contar com uma forma de gestão clara e objetiva.

No post de hoje, você acompanhará alguns passos práticos que devem ser seguidos para atingir uma gestão de qualidade. Confira:

4 passos para otimizar os processos judiciais

Antes de tudo, é necessário determinar quem ficará responsável pela gestão dos processos judiciais, procurando sempre otimizar tempo, conhecimento e responsabilidade nessas etapas.

É importante destacar também que, diferentemente dos negócios comuns, um escritório de advocacia pode demorar um pouco mais para obter lucros e clientes. Por isso, fique atento a essas 4 dicas:

1. Registre o maior número de informações sobre o cliente

Em primeiro lugar, as informações são importantes para identificar quem é o seu cliente e com quem você está lidando. Somente com esses dados em mãos você conseguirá mensurar o tamanho dos problemas que estão envoltos naquele processo, tornando-se apto para realizar uma consultoria mais focada nos problemas cliente.

Essas informações também são especialmente importantes no caso de alguma diligência processual que necessite de celeridade e solicite algum dado específico. Se não for possível se comunicar com o cliente a tempo, o registro de informações será consideravelmente útil.

2. Cadastre o processo em um sistema ou planilha e registrar todos os andamentos

O cadastro do processo judicial em um sistema ou planilha ajudará na gestão do serviço. Esse registro facilitará o acompanhamento das fases processuais e permitirá que o advogado esteja sempre atualizado quanto ao processo para fornecer qualquer informação que o cliente possa vir a solicitar.

Para que isso seja possível, porém, é necessário editar as planilhas a cada andamento processual. Dessa forma, o profissional não corre o risco de passar uma informação desatualizada, que poderia comprometer todo o seu trabalho.

3. Estabeleça metas e previsões dos possíveis desfechos processuais

Ao iniciar um processo judicial, o advogado deve sempre tentar prever o que vai acontecer, somando seus conhecimentos ao caso concreto. Isso auxiliará na gestão dos andamentos, pois ele estará preparado para lidar com qualquer desdobramento que o processo possa sofrer.

4. Fique atento aos prazos e às peças processuais a serem apresentadas

Perder um prazo processual pode representar a derrota em uma causa. Por isso, a atenção a eles é indispensável. Saber os prazos fixados por lei é importante, mas estar atento aos prazos determinados pelo juiz também é essencial.

Apresentar as peças bem elaboradas, de forma clara e objetiva, também faz com que se ganhe tempo em um processo judicial, uma vez que o juiz analisará somente o que foi solicitado ou o necessário para deferir ou indeferir o pedido.

Esses são apenas 4 passos que, se seguidos corretamente e com clareza, contribuirão para que os processos judiciais sob responsabilidade de seu escritório apresentem grandes mudanças quanto à celeridade e à qualidade da gestão.

Esse post ajudou você a compreender melhor como funcionam os processos judiciais? Restou alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no post e participe!

2017-01-31T17:36:31+00:00 janeiro 31st, 2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)