O que todo advogado precisa saber antes de abrir seu escritório

Pode parecer simples, mas abrir um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. Os advogados, sobretudo aqueles em início de carreira, precisam ficar atentos às particularidades e os obstáculos que podem encontrar durante o processo.

Muito mais do que ser um especialista em sua área de atuação, é necessário desenvolver outras competências, sobretudo administrativas, como gerenciamento de equipes e finanças. Além, é claro, do desafio de prospectar novos clientes para o escritório.

A importância do espírito empreendedor

Para abrir o seu próprio escritório de advocacia, você deve ser capaz calcular custos e riscos, e tomar decisões difíceis. Faça um exercício e descubra se, além de um bom advogado, você tem o perfil para empreender na Advocacia.

O escritório deve ser especializado em várias áreas de atuação

Quanto mais especializado um escritório, melhor. Uma empresa se interessa muito mais em contratar os serviços de um escritório se ele oferecer serviços em várias área de seu interesse, como o Direito Empresarial e o Tributário. Melhor ainda, se existir uma relação entre esses dois campos. Identifique qual o seu público-alvo e procure especialistas que atendam a todas as suas necessidades.

Entenda o mercado que deseja atuar

Definido o mercado de atuação, é hora de fazer uma análise da concorrência. Existem muitos escritórios especialistas nessa área? Quem são os clientes deles? Que tipo de serviço você deve prestar para atender essas pessoas ou empresas?

Entender o mercado e a concorrência, ajuda você a encontrar novas maneiras de se diferenciar e oferecer um atendimento de qualidade.

É preciso ter um capital de giro para abrir um escritório de Advocacia

Para evitar dificuldades na área financeira, o ideal é elaborar um plano detalhado de negócios. Estipule metas, objetivos, custos e rendimentos em curto, médio e longo prazo. É muito comum que advogados comecem seus escritórios com um porte menor, até que sua cartela de clientes esteja mais sólida.

Por falar em clientes, prospectar não é uma tarefa fácil

O mercado da advocacia é muito conservador. Pessoas físicas e jurídicas costumam se manter nos escritórios em que já são atendidas. Para quebrar essa barreira, é recomendável conseguir clientes por meio de indicações de amigos, colegas e parceiros de trabalho. Recentemente, falamos como advogado pode conquistar mais clientes. Recomendamos o artigo, caso você tenha dúvidas de como agir nesse quesito.

Aprenda a gerenciar equipes

Os advogados foram preparados na graduação para cuidar quase que exclusivamente dos litígios e das questões jurídicas. Infelizmente, pouco se ensina sobre gestão na faculdade de Direito. Procure ler sobre o tema e invista seu tempo estudando sobre administração de equipes e escritório. Nós também já demos dicas sobre gestão aqui no blog, lembram?

Invista no Marketing

Escritórios de advocacia precisam estar presentes nas redes sociais e em congressos,  comunicar-se adequadamente com seus clientes, entre outras medidas de promoção e publicidade de seus serviços. Sempre cumprindo, é claro, o Código de Ética estabelecido pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

Existem muitos desafios envolvidos na tarefa de abrir um escritório de advocacia. Você está disposto a enfrentá-los? Em próxima oportunidade, vamos falar como administrar financeiramente o seu escritório.

2017-12-18T18:16:20+00:00 outubro 4th, 2017|Escritório|1 Comentário

Um comentário

  1. Ádria Cordeiro outubro 31, 2017 at 5:57 pm - Reply

    Ótimas dicas para quem está iniciando!

Deixe um comentário (não realizamos pesquisas de processos para pessoas físicas ou prestamos serviços de consultoria jurídica)